Superar desigualdades


Pessoas com deficiência merecem atendimento igualitário e suporte do governo, avalia Barbosa

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (19), a Câmara celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado desde 1982 em 21 de setembro. Apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos no atendimento aos portadores de necessidades especiais, o deputado Eduardo Barbosa (MG) criticou o congelamento dos orçamentos por parte do governo federal.

O tucano afirmou que o financiamento da educação e da saúde anda a passos lentos. Além disso, o cidadão percorre um calvário para ser recebido por conta da carência dos serviços voltados para esse público. Para Barbosa, a jornada e os desafios são longos, mas é preciso enfrentar a situação e quebrar essas barreiras. “É importante modificar o olhar direcionado às pessoas com deficiência. Todas as comemorações pretendem se traduzir no convite ao combate ao preconceito e à discriminação”, disse.

Play
baixe aqui

O deputado reitera que as entidades e organizações se destacam no tratamento aos deficientes, mas o governo falha ao descumprir a Constituição, que prevê políticas sociais voltadas para o segmento. “Ao longo do tempo, verificamos avanços em pontos fundamentais, podendo-se destacar o marco legal moderno que hoje vigora no Brasil, favorecendo a sua autonomia e participação na sociedade. O acesso a atendimentos clínicos, acessibilidade física, a conquista de apoios em locais de grande circulação, a criação dos conselhos municipais e estaduais para debater e deliberar sobre a situação de pessoas com deficiência nesses contextos, dentro de outras conquistas”, completou.

Segundo o parlamentar, o governo precisa respeitar, prestar um acolhimento igualitário e superar as desigualdades.

População expressiva

→ Em 21 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data é lembrada anualmente desde 1982, em todos os estados. E serve para refletir e buscar novos caminhos nas lutas das pessoas com deficiência, e também como forma de divulgar as ações por inclusão social.

→ Dados do Instituto Pereira Passos baseados no Censo de 2000 do IBGE revelam que, no Brasil, o contingente de pessoas com deficiência chegou a 24,6 milhões, ou seja, 15,4% da população. Um em cada sete brasileiros é portador de necessidades especiais.

(Reportagem: Artur Filho/Foto: Elton Bomfim/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *