Ação conjunta


Iniciativa do governo de SP é exemplo para metrópoles do país, avaliam tucanos

Deputados paulistas destacaram nesta segunda-feira (19) a importância do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que será lançado amanhã (20) pelo governador Geraldo Alckmin. Prefeitos dos 39 municípios que compõem a área e representantes da administração estadual tomarão em conjunto decisões sobre obras e ações estratégicas. Para Alberto Mourão (SP) e Ricardo Tripoli (SP), a iniciativa, que tem a marca da gestão tucana, é fundamental na conquista de melhorias para a sociedade e deve servir de exemplo às demais metrópoles do Brasil.

“É uma decisão que vai sinalizar um procedimento novo para todo o país. Se atuarmos nas regiões periféricas dessa maneira, atenderemos principalmente as populações mais carentes e que necessitam muito da presença do Estado”, pontuou Tripoli. O parlamentar explica que a junção das áreas urbanas dos diversos municípios pode gerar problemas, principalmente nas divisas das cidades. Com a criação do conselho, o tucano acredita que as soluções serão encontradas com mais facilidade e, os recursos públicos, utilizados da melhor maneira.

Play
baixe aqui

“Estudando os casos de forma coletiva é possível minimizar as discussões e reduzir os custos de aplicação. Além disso, é possível obter uma visão muito mais ampla e apontar respostas”, afirmou. Segundo o deputado, a atuação fará com que as áreas que atualmente enfrentam dificuldades possam interagir.

Liderada pelo secretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, o deputado licenciado Edson Aparecido, a formação do conselho é o início de um reordenamento dos espaços, na avaliação de Alberto Mourão. Ele é autor da PEC que obriga os estados a fazerem um plano diretor para o desenvolvimento das regiões.

“A criação do conselho metropolitano é fundamental para ordenar os serviços dentro desse espaço urbano, assim como as ações de governo em todas as esferas para que haja qualidade de vida. Não adianta criar a região e não cuidar dela. É como ter o filho e jogá-lo na rua”, destacou.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o conselho será o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na região com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado, estão planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 setembro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *