Medidas paliativas


Política de combate às drogas precisa focar na repressão ao tráfico, diz Pinto Itamaraty

Com o crescimento do consumo de drogas no Brasil, é necessária uma política nacional eficiente por parte do governo federal de repressão ao tráfico, avaliou o deputado Pinto Itamaraty (MA), em discurso no plenário da Câmara nesta quinta-feira (15). O tucano acredita que as medidas adotadas até o momento são apenas paliativas.

Reflexo da inércia da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), o número de usuários de crack triplicou em seis anos, recorda Itamaraty. “É preciso que o poder público se estruture para acolher o consumidor da substância e os familiares. Penso que uma ação nacional não pode deixar de tratar os dependentes químicos, reinseri-los e requalificá-los. Devemos atuar mais na repressão do tráfico do que na criminalização do usuário”, destacou.

Play
baixe aqui

Itamaraty defende que o governo federal atenda de forma humanizada o público, com tratamento em clínicas especializadas. Dessa forma, segundo ele, salvará vidas e evitará mortes precoces e o aumento da violência e acidentes urbanos. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão levantados pelo deputado apontam que, em 2010, foram registrados 498 homicídios na capital, média de 1,3 assassinatos por dia. “Sendo que 80% dos assassinatos da região metropolitana têm ligação com o tráfico de drogas”, disse.

Ele destaca ainda informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), catalogados por secretarias municipais de saúde de 3.950 cidades. Segundo os números, apenas 2% responderam que não foram feitos registros sobre a circulação de cocaína, crack, maconha e outras substâncias ilícitas.

Itamaraty fez um apelo para que o poder público cumpra as metas estabelecidas no Plano de Enfrentamento ao Crack. Conforme matéria do “Correio Braziliense”, dos 136 centros especializados em atendimentos aos usuários prometidos para 2011, apenas nove foram inaugurados.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *