Decisões políticas


Alfredo Kaefer critica alto custo do serviço da dívida interna

O alto custo do serviço da dívida interna brasileira por causa, basicamente, dos juros elevados pagos aos aplicadores internos e externos foi criticado pelo deputado Alfredo Kaefer (PR), em audiência pública na Câmara para tratar do assunto. Segundo o tucano, o custo supera despesas oficiais em vários setores importantes, sendo que o Executivo federal é obrigado a obter superávits primários expressivos para cobri-lo, sem falar da necessidade sistemática de reembolsar os aplicadores quanto aos seus investimentos em títulos do Tesouro Nacional.

Kaefer acredita ser inadequado insistir no combate à inflação e na defesa da estabilidade da moeda mantendo os juros elevados para compensar o aumento das despesas públicas, sobretudo as correntes, que vêm crescendo desde o governo Lula.

Ele também criticou o ex-presidente pela decisão “politiqueira” de antecipar o pagamento de parcela expressiva da dívida externa, quando já havia sinais claros, sobretudo nos Estados Unidos, de que os juros iriam cair e o custo dela se reduziria ao longo do tempo. Ou seja, o Brasil gastou desnecessariamente recursos expressivos.

O parlamentar questionou ainda o fato de a maior parte das reservas brasileiras serem compostas por títulos dos Estados Unidos, com baixo rendimento e sem uma contrapartida de os norte-americanos usarem parte das aplicações brasileiras em benefício do desenvolvimento nacional.

O mesmo questionamento foi feito no dia anterior por Kaefer, durante outra audiência pública relativa às reservas brasileiras. Mas o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, não convenceu o tucano.

(Da assessoria de imprensa do deputado / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
15 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *