A escolha do novato


Como deputado, atuação do novo ministro na área de turismo é pífia

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), não tem mostrado grande interesse pelo setor ao longo de seu mandato, apesar de seu estado ter atrações turísticas famosas, como os Lençóis Maranhenses. Uma análise dos dados disponíveis em sua página no site da Câmara mostra uma atuação muito focada na Educação. Apesar dessa falta de contato, o peemedebista foi escolhido pela presidente Dilma, que manteve a pasta sob o comando do PMDB para não melindrar o partido aliado. Questionado  sobre seu desconhecimento da área em entrevista concedida à rádio Estadão ESPN nesta quinta-feira (15), alegou que não será um ministro “genérico”.

Entre os discursos registrados no site da Câmara neste ano, o único que tem relação com o turismo foi feito em 16 de junho. Naquele dia Gastão Vieira destacou o lançamento oficial do São João do Maranhão e explicou como é a festa em seu estado. A nomeação de um novato no setor ocorre no momento em que o Brasil se prepara para sediar dois megaeventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Até agora as “ações” do Ministério do Turismo têm aparecido mais no noticiário político-policial, em virtude dos sucessivos escândalos que atingem a pasta ao longo do governo do PT.

Ao comentar a demissão do quinto ministro em menos de nove meses de governo, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), condenou a escolha dos comandantes do primeiro escalão sem levar em conta critério técnico, conhecimento ou experiência na área. Em declarações publicadas no jornal “O Globo” nesta quinta-feira, cientistas políticos criticaram o método de alianças reforçado no governo Dilma, baseado na troca de cargos por apoio político no Congresso. A escolha de mais um quadro inexperiente do PMDB para comandar o turismo apenas reforça a tese.

(Da redação)

Compartilhe:
15 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *