Mudança curricular


Rogério Marinho defende novo modelo para ensino médio no país

O deputado Rogério Marinho (RN) afirmou nesta quarta-feira (14) que é preciso rediscutir e propor um novo modelo para o ensino médio. A pedido do parlamentar, a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) promoveu seminário para discutir mudanças curriculares no ensino médio. Para o tucano, o país precisa garantir ao estudante um aprendizado que lhe garanta espaço no mercado de trabalho, independentemente de sua passagem por uma universidade no futuro.

Na avaliação do deputado, o ensino médio é uma zona cinzenta entre o fundamental, a faculdade e o mercado de trabalho. De acordo com ele, há uma série de distorções em relação ao modelo de educação implantado no país e a realidade do objetivo.

Play
baixe aqui

“Estamos tendo que conviver com o fantasma do apagão de mão de obra por falta de qualificação e de capacitação da nossa juventude. Quase 90% dos jovens estão matriculados no ensino médio convencional, onde há um currículo com 20 matérias. Existe ainda um déficit de 250 mil professores. O Estado finge que ensina e os alunos fingem que aprendem”, lamentou.

Diante dessa realidade, Rogério Marinho reiterou a necessidade de uma nova legislação para o setor. “Precisamos propor um novo modelo e trabalharmos a possibilidade da flexibilização do ensino médio para preparar a juventude para o mercado de trabalho. E aqueles que esperam entrar numa universidade terem um currículo mais enxuto e se prepararem de forma adequada”, concluiu.

O representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcio Guerra Amorim, disse, durante o debate, que a indústria brasileira tem dificuldade de encontrar profissionais e que a má qualidade da educação básica é o maior obstáculo para conseguir um emprego. Segundo informou, 52% das empresas percebem isso. O diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Carlos Henrique Ramos, também participou do seminário.

A frase:

“Pesquisas mostram que o ensino médio precisa ser readequado. Queremos preparar nossos estudantes para o mercado ou para a universidade? Hoje, o atual modelo é desinteressante e não atende às necessidades do nosso país”.

Deputado Rogério Marinho (RN)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Larissa Ponce/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *