Fim de prática nefasta


A pedido de Tripoli, Meio Ambiente apoia proibição de animais em circos do país

O deputado Ricardo Tripoli (SP) foi recebido ontem (13) pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Durante o encontro, ele tratou da portaria (74/2011) que institui Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com o objetivo de promover estudos e sugerir critérios para a regulamentação da participação de animais em espetáculos circenses.

Autor de diversas leis aprovadas que visam à proteção animal, Tripoli solicitou à ministra que reveja a atuação do GTI, haja vista que já existe no Congresso o projeto de lei (PL 7291/2006) que trata da questão. A proposta proíbe o uso de animais em circos do país e está pronta para ser votada no plenário da Câmara. “Não faz sentido a criação desse grupo. O Congresso já exauriu todas as discussões acerca do tema. Sabemos que há maus tratos aos animais por parte da grande maioria dos circos. Não tem cabimento autorizar essa prática nefasta”, reiterou.

Durante a audiência, Izabella Teixeira demonstrou preocupação com os maus tratos sofridos pelos animais e declarou posição favorável à proibição. E revelou que trabalhará em convergência com o Ministério da Cultura para banir, definitivamente, a utilização de animais nos circos do país. “É intolerável. Sou pessoalmente contrária ao uso de animais por parte dos circos”, reiterou.

Enquanto o PL 7291/2006 aguarda votação, nove estados e mais de 50 municípios já possuem leis proibindo o uso de animais em circos. Também participaram da reunião a médica veterinária Ana Nira Junqueira, consultora da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e a representante da entidade Animal Defenders International (ADI), Antoniana Ottoni.

(Da assessoria do deputado / Foto: Assessoria)

Compartilhe:
14 setembro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *