Distorção dos valores éticos


Duarte Nogueira representa contra Pedro Novais por peculato e improbidade administrativa

Em reação à má utilização de recurso público por parte do ministro Pedro Novais (Turismo), o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), ingressou nesta quarta-feira (14) com duas representações contra o peemedebista, alvo de série de denúncias de irregularidades: uma na Procuradoria Geral da União (PGR) e outra no Ministério Público do Distrito Federal. Para o tucano, são evidentes as práticas de peculato e improbidade administrativa.

“O governo, ante as contínuas denúncias envolvendo altas autoridades públicas e a desfaçatez com que tratam a corrupção, acabou por distorcer os valores éticos e morais de modo a tornar aceitável práticas condenáveis”, justifica trecho da ação.

Nogueira acrescenta que as instituições precisam recuperar os valores éticos e morais, desvalorizados pela atual administração. “É preciso reconhecer que uma denúncia de prática de ilegalidade ou imoralidade por um Ministro de Estado é gravíssima e não pode ser deixada de lado pelos Poderes constituídos para ser esquecida pelo tempo.”

As ações foram motivadas após denúncia da “Folha de S.Paulo”. Segundo a reportagem, Novais usou dinheiro público para pagar o salário da governanta de seu apartamento por período de sete anos (2003 a 20010), quando exercia o mandato de deputado federal. Ao ser nomeado ministro, a funcionária passou a receber por empresa que presta serviços terceirizados ao Turismo.

Nesta quarta, outra denúncia mostra que a mulher do peemedebista, Maria Helena de Melo, utilizou irregularmente um funcionário da Câmara como motorista particular, o que deixou a situação dele insustentável. Em agosto, Nogueira havia protocolado representação na PGR contra Novais solicitando investigação de eventual prática de atos de improbidade administrativa, ou mesmo crime de responsabilidade.

(Da redação / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
14 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *