Economia fragilizada


Parlamentares questionam necessidade do Comitê de Estabilidade Financeira

Ao levantarem suspeita sobre a necessidade do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), instituído pelo Banco Central, os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Valdivino de Oliveira (GO) avaliaram que o sistema financeiro nacional vive um momento de fragilidade. Segundo Kaefer, o governo deveria cuidar das reservas cambiais, controlar os juros e conter a escalada da inflação, ao invés criar um novo grupo.

O tucano ressalta que a autoridade monetária possui um departamento com atribuições similares. “A economia brasileira começa a ter sinais de fragilidade”, disse. Ele questionou o custo para administrar as reservas. E acrescentou que o principal problema é a gastança desenfreada patrocinada pelo Planalto, forçando aumento dos juros.

Play
baixe aqui

O assunto foi debatido em audiência na Comissão de Finanças e Tributação proposta pelos deputados Vaz de Lima (SP), Rui Palmeira (AL) e Rodrigo Maia (DEM-RJ). Participou, entre outros, o diretor de política monetária do BC, Aldo Luiz Mendes. Em sua intervenção, ele considerou possível que o real se transforme em ativo componente de reservas cambiais de outros países, desde que tenha estabilidade suficiente no país para torná-lo confiável.

Valdivino condena a prática do governo de injetar verba no exterior com taxas administrativas menores, enquanto cobra juros exorbitantes no Brasil, provocando aumento da inflação, segundo o parlamentar. “Para que não afetasse também de forma exógena o nosso processo inflacionário”, disse.

A opinião é compartilhada pelo secretário de Fazenda do Estado do Paraná, o deputado licenciado Luiz Carlos Hauly (PR). Hauly não entende o motivo pelo qual a gestão brasileira aplica no exterior quase U$S 400 bilhões, obtendo um lucro de 2% ao ano, e cobra do cidadão e do empresário que toma empréstimo taxa que chega a 12%.

O Comitê de Estabilidade Financeira foi criado em maio de 2011 com o objetivo de avaliar a estabilidade financeira e definir as diretrizes e as estratégias do Banco Central do Brasil para a mitigação do risco sistêmico. Técnicos do Comef se reúnem a cada dois meses. A próxima reunião acontecerá no dia 22.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *