Recorde de queixas


Atendimento de operadoras de planos de saúde precisa ser fiscalizado, defendem deputados

Qualidade no atendimento, insatisfação dos clientes, falta de cobertura e reajustes abusivos por parte das operadoras de planos de saúde serão discutidos na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara nessa terça-feira (13). Para os deputados Raimundo Gomes de Matos (CE) e Manoel Salviano (CE), falta fiscalização no setor.

Reportagem do jornal “Correio Braziliense” destaca que os planos de saúde lideram o ranking de reclamações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) há mais de 10 anos. Só no primeiro bimestre deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou 28.318 queixas.

Play
baixe aqui

Para Gomes de Matos, a ANS deixou de ter compromisso com a população quando o PT assumiu o poder e passou a lotear os órgãos públicos. Segundo o tucano, é inconcebível o governo nomear alguém que não tenha conhecimento para comandar a unidade.

O deputado lembra que as agências foram criadas na gestão Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de melhorar a fiscalização de serviços essenciais à população. “E não ficar de braços cruzados como cabide de emprego. Há reclamações em todas as áreas, são enormes, são sensíveis. Está generalizada esta questão da falta de controle, da falta de pessoas com capacidade de gerenciar, a ponto de estarmos neste caos em vários setores”, afirmou.

De acordo com Manoel Salviano, a ANS não cumpre a função de verificar se os clientes estão sendo bem atendidos pelas operadoras. “É preciso ter uma fiscalização mais eficiente. Regulamentar melhor e adequar, porque cada vez que os planos atendem mais a população, o SUS pode ter maior flexibilidade de receber sua demanda”, destacou. Salviano questiona o benefício dado às empresas quando o procedimento é feito por hospitais públicos, já que as operadoras não fazem os repasses aos cofres.

De acordo com informações da Agência Câmara, participarão do debate representantes do Conselho Federal de Medicina, da ANS, da Superintendência de Seguros Privados, de cooperativas e da Federação Nacional de Saúde.

(Reportagem: Artur Filho/ Fotos: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *