Mais segurança


Azeredo solicita informações sobre cumprimento dos prazos para instalação de air bag

O deputado Eduardo Azeredo (MG) encaminhou requerimento ao ministro das Cidades, Mário Negromento, solicitando esclarecimentos sobre o cumprimento dos prazos, pela indústria automobilística, de implantação do percentual de produção de veículos com air bag – bolsa de ar que reduz impacto nas batidas de carro. A determinação consta de lei (nº. 11.910/09) aprovada em março de 2009 de autoria do tucano, já regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução estabelece um cronograma para instalação do equipamento, na posição frontal do veículo nos assentos dianteiros. Os automóveis novos saídos de fábrica e os originários de novos projetos (veículos destinados ao transporte de passageiros com oito lugares sentados e ao transporte de mercadorias com peso bruto não superior a 3,5 toneladas), nacionais ou importados, devem possuir o air bag.

Pelo texto, as fábricas devem implantar o dispositivo em automóveis e veículos deles derivados em produção até janeiro de 2014. Em novos projetos, o prazo é até janeiro de 2013.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
8 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *