Luta pelo Pará


De volta à Câmara, Zenaldo Coutinho defende voto aberto, liberdade de expressão e hidrovia do Tocantins

Depois de assumir a Casa Civil e a Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social do Pará, Zenaldo Coutinho (PA) retorna à Câmara para exercer o mandato de deputado federal. Da tribuna, o tucano explicou nesta terça-feira (6) que deixou o cargo no governo Simão Jatene (PSDB) para se dedicar à campanha contra a divisão do estado. Na Casa, o parlamentar quer defender três bandeiras: o voto aberto, a liberdade de expressão e a construção da hidrovia do Tocantins.

O deputado destacou a necessidade da votação aberta. Segundo ele, o voto secreto compromete a independência. “Portanto, me somo àqueles que lutam pelo voto aberto no Parlamento”, declarou.

Zenaldo se manifestou contra propostas de censura à imprensa. “A liberdade de expressão conquistada no país é primado constitucional. Qualquer medida que tente violá-la merece a repulsa e a rejeição”, afirmou.

O tucano reprovou a suspensão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da hidrovia que liga o Tocantins ao Pará. Zenaldo disse que o ex-presidente Lula entregou a construção das eclusas do município de Tucuruí (PA), mas o empreendimento não tem utilidade sem a hidrovia. “Precisamos garantir o escoamento de produção e o ir e vir de pessoas na hidrovia do Tocantins”, explicou.

O parlamentar também defendeu a redução do custo dos transportes. Para ele, o uso da água “é mais barato, garantirá retorno econômico-financeiro para a nação e maior qualidade de vida para o Pará”.

Zenaldo ressaltou ainda a contribuição do estado para a balança comercial devido às exportações de produtos primários e semielaborados. “O estado tem que andar de pires na mão para garantir a compensação da Lei Kandir. O Brasil precisa olhar a Amazônia não apenas como um celeiro do mundo, um garantidor do oxigênio, mas também um lugar onde vivem milhões habitantes”, concluiu.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *