Convênio milionário


Deputados querem ouvir ministro do Esporte sobre repasse de R$ 6,2 milhões para projeto fantasma

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e o deputado Fernando Francischini (PR) apresentaram requerimento de convite ao ministro do Esporte, Orlando Silva, para explicar na Comissão de Fiscalização Financeira o repasse de R$ 6,2 milhões a um sindicato de cartolas do futebol. O contrato foi assinado sem licitação no final de 2010 e o dinheiro liberado de uma vez, em 11 de abril deste ano. O projeto, no entanto, nunca saiu do papel.

O Sindicato das Associações de Futebol (Sindafebol), presidido pelo ex-presidente do Palmeiras Mustafá Contursi, foi contratado para fazer o cadastramento de 475 torcidas organizadas dentro dos preparativos para a Copa de 2014, mas o trabalho não andou, como informou reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo a matéria, o negócio rápido e milionário teve um empurrão oficial de Alcino Reis, assessor especial de futebol da pasta e homem de confiança do ministro.

Apesar de ter sido aceito com base em orçamentos e atestados de capacidade técnica, o sindicato não sabe como cumprir o convênio. As contradições, conforme lembram os deputados, são inúmeras e precisam ser esclarecidas. Em 14 de dezembro, por exemplo, a contratação recebeu parecer contrário da consultoria jurídica do ministério, que apontou ausência de “requisitos legais” e fragilidade.

“Queremos esclarecer o que de fato houve na celebração desse acordo, cumprindo com nossas atribuições constitucionais de acompanhamento e fiscalização das ações do Executivo”, justificam os deputados.

Além de Orlando Silva, os tucanos querem ouvir o presidente do Sindafebol; o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Alexandre Husni; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Centro-Oeste, Weber Magalhães; o Secretário Executivo do ministério, Waldemar Manoel Silva e Souza, e o Assessor Especial de Futebol da pasta, Alcino Reis.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl)

Leia também:

PSDB anuncia medidas para esclarecer convênio do Esporte para projeto fantasma

Compartilhe:
1 setembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *