Depoimento não convence


Macris cobra investigação mais profunda sobre denúncias contra ANP

O deputado Vanderlei Macris (SP) pretende aprofundar a apuração sobre o suposto esquema de pagamento de propina na Agência Nacional de Petróleo (ANP), buscando novos dados a respeito da denúncia. Para o tucano, o depoimento do diretor-presidente do órgão regulador, Haroldo Lima, à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara deixou várias dúvidas no ar.

“Se for preciso, vamos convidar outras pessoas ligadas à ANP para aprofundar as investigações”, afirmou, ao destacar que esse é o exemplo de uma corrupção generalizada na administração petista.  “Ficou claro que o governo é partidarizado. São nichos da gestão que estão sendo distribuídos aos partidos, não há profissionalismo”, criticou.

Na opinião do parlamentar, a denúncia continua sem esclarecimento definitivo. Ele promete estudar a fundo a investigação da Polícia Federal sobre o escândalo. Macris avalia ainda que as poucas providências adotadas demonstram que a agência menosprezou o caso. Reportagem da revista “Época” mostrou fortes evidências de corrupção, como cheques, e-mails, relatos de empresários extorquidos e até um vídeo em que uma advogada do ramo é achacada por dois assessores da ANP.

Play
baixe aqui

Nas imagens, gravadas em maio de 2008, Antonio José Moreira, então procurador do órgão, e Daniel de Carvalho Lima cobram R$ 40 mil da advogada Vanuza Sampaio para liberar o registro de um cliente dela, a distribuidora de combustíveis Petromarte. O dinheiro seria destinado ao PCdoB, partido de Haroldo Lima, que comanda os principais setores da ANP. Depois de denunciar o caso ao Ministério Público e ao ver a investigação da Polícia Federal vazar para a agência, a advogada relatou à “Época” que estaria sendo até ameaçada de morte.

Os funcionários flagrados no vídeo dizem falar em nome do dirigente do PCdoB, Edson Silva, então superintendente de Abastecimento da ANP e hoje assessor de Haroldo Lima.

(Reportagem: Djan moreno / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
31 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *