Gargalo no transporte


Falta de planejamento do governo impede ampliação do sistema portuário

Em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes, o deputado Alberto Mourão (SP) destacou que importantes obras no sistema portuário brasileiro não estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme anunciado pelo governo federal. O projeto que tinha por objetivo ampliar a rede de logística do país para interligar as malhas rodoviária e ferroviária e integrá-las com portos, hidrovias e aeroportos não saiu do papel.

Em uma visita técnica, o colegiado observou que as principais vias de acesso ao porto de Paranaguá (PR), responsável por receber 70% da carga de agricultura do Brasil, encontra-se em condições precárias. Na avaliação do tucano, os dois setores são prejudicados pela falta de ampliação do sistema marítimo. Ele acredita que a agricultura não tem sido prioridade como apoio para o desenvolvimento dos portos.

Play
baixe aqui

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os municípios portuários são os que mais contribuem para a geração do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados mostraram que as cidades de Vitória (ES), Itajaí (SP) e Santos (SP) são os três maiores cooperadores.

Alberto Mourão completa que os portos construídos pela iniciativa privada são obrigados a permanecer inoperantes por falta de planejamento do governo para promover obras de dragagem. “Percebemos que não há uma sintonia entre os setores privado e público”, afirma. Segundo ele, a burocratização excessiva implantada por órgãos de fiscalização e regulamentação dificulta a importação e exportação, fazendo com o que o setor portuário não tenha seu potencial explorado.

O tucano reforça que é preciso investir. “Se tem uma infraestrutura adequada de logística, ferroviária e portuária, você vai exportar muito mais barato”, destaca. “É estratégico para o país investir nisso, para ele crescer economicamente e sair de um processo de exportação de commodities e passar para um processo manufaturado”, completou.

(Reportagem: Laize Andrade/Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *