Retórica ministerial


Medidas anunciadas pela Fazenda não refletem austeridade necessária, diz Duarte Nogueira

As medidas anunciadas nesta segunda-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, não refletem a austeridade necessária à medida que a elevação do superávit primário em R$ 10 bilhões está baseada mais na elevação da arrecadação do que nos cortes dos gastos do governo. É a opinião do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

“O governo acha que os cortes anunciados no início do ano foram suficientes. E não foram. Basta lembrar que as despesas correntes nos sete primeiros meses em relação ao mesmo período do ano passado cresceram 10%. Ou seja, o governo continua gastando muito. Dizer que não vai aumentar os gastos daqui para frente não resolve o problema. É preciso cortar de fato e não fazer teatro”, disse.

Prática do governo em relação ao ajuste fiscal é bem diferente do discurso oficial, alerta ITV

De acordo com o líder, a arrecadação federal está batendo recordes. De janeiro a julho o crescimento foi de 13,9% em termos reais, enquanto o PIB cresce abaixo de 4%. “O sinal que o governo dá com essas medidas é que não haverá redução na carga tributária porque isso comprometeria a meta de elevação do superávit. E, por outro lado, também não cortará gastos. Ou seja, na prática o anúncio do ministro é apenas retórica”, disse.

Segundo Nogueira, a presidente Dilma Rousseff tem de fazer o que precisa ser feito – cortar os gastos públicos com contundência, o que seria o início para a alteração dos fundamentos que o país tem hoje. “O cenário que temos hoje é de inflação em crescimento – 6,87% nos últimos 12 meses -, taxa de juros elevada – com cinco aumentos consecutivos-, carga tributária alta, enquanto os investimentos estão no sentido contrário. Isso é extremamente prejudicial ao país a médio e longo prazos”, disse.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
29 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *