Marca tucana


Sistema de monitoramento online de vagas criado por governo paulista comprova que saúde é referência nacional

Recém-inaugurada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) revolucionou o gerenciamento de vagas de urgência em hospitais públicos, mostrando que a saúde do estado tornou-se referência nacional, avaliam os deputados Carlos Roberto (SP) e Vanderlei Macris (SP).

O expediente adotado pela administração paulista difere da realidade brasileira, conforme destaca reportagem do jornal “O Globo”. Macris afirma que a central serve como modelo. “São atitudes como essa de Geraldo Alckmin que melhora a gestão do sistema. Na medida em que não se tem essa preocupação, o mecanismo cai em decadência do ponto de vista da qualidade”, ponderou. Segundo Macris, a eficiência é marca de governos tucanos.

Play
baixe aqui

No restante do país, o Sistema Único de Saúde (SUS) padece de um mal que atinge diversas áreas do setor público: a falta de atualização e integração de bancos de dados, prejudicando assim o usuário. A falha de comunicação impossibilita a disponibilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cirurgias e exames a pacientes em situação grave em tempo hábil.

No Rio, a central de regulação dos leitos entrega aos médicos pedidos por fax. Em um plantão de 24 horas, cada um recebe em média 300 solicitações para internação. Muitas vezes conseguem vaga para duas ou três pessoas. Em São Luís (MA), os médicos tomam conhecimento da relação de medicamentos do município e de suas alterações por meio de avisos afixados em suas mesas de trabalho, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União.

Além disso, 1.016 estabelecimentos públicos e 400 estabelecimentos privados prestadores de serviços ao SUS não tinham atualizado os dados por período superior a dois anos.

Macris afirma que a área tem sido mal gerenciada e não recebe a devida aplicação de recursos por parte do governo federal. “A dificuldade de chegar o dinheiro na conta tem sido muito grande por causa da qualidade de gestão que se tem no Sistema Único de Saúde”, destacou. “O PT precisa ter maior capacidade de administração.”

Na opinião de Carlos Roberto, o Planalto está preocupado apenas com a publicidade. “Independente do governo federal, se cada estado fizer uma parte, vai melhorar muito para o usuário do SUS”, afirma. “O Brasil avança mesmo em detrimento de governos que não enfrentam a responsabilidade como deveriam ter”, completou.

Eficiência do SUS em São Paulo

→ A Secretaria de Saúde de Estado informou que, após a implantação da central de monitoramento de vagas de UTI em São Paulo, houve uma redução de 40% na mortalidade de pessoas que necessitavam de vagas em 2010, quando o projeto ainda estava sendo adotado;

→ A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) gerencia o fluxo de emergência de toda a região. A Cross é um ponto de contato entre hospitais e serviços atendidos pelo SUS e conta com uma equipe de 100 médicos, 50 técnicos auxiliares de regulação, informática e atendentes;

→ O mecanismo dispõe ainda de rede exclusiva para marcações de consultas ambulatoriais, no qual gerenciará o fluxo de atendimento. Além disso, o usuário é informado com cinco dias de antecedência do procedimento por torpedo no celular.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *