Negócios obscuros


Gabinete paralelo agrava crise política, avalia líder do PSDB na Câmara

A existência de um gabinete paralelo comandado por José Dirceu, conforme denúncia da revista “Veja”, agrava a crise no governo, que já sofre desgaste devido a uma enxurrada de escândalos que provocaram a saída de quatro ministros e envolvem outros cinco – do Turismo, Cidades, Comunicações, Casa Civil e Relações Institucionais. Essa é a avaliação do líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

“É no mínimo estranho o fato de José Dirceu receber representantes do primeiro escalão do governo Dilma em um quarto de hotel. O que discutem lá? Será que a presidente tinha conhecimento disto? Quem financia essa estrutura e com que interesse?”, questiona o líder.

A reportagem mostra que o ex-ministro, réu no processo do mensalão, mantém um concorrido “gabinete” a três quilômetros do Palácio do Planalto, instalado numa suíte de hotel. Segundo a revista, ele dispõe de uma estrutura invejável, com carro, motorista, secretário e, mais impressionante, uma agenda recheada de autoridades: ministros, senadores e deputados. “José Dirceu não vai às autoridades. As autoridades vão a José Dirceu, numa demonstração de que o chefão ainda é poderoso”, relata “Veja”.

De acordo com Nogueira, a crise paralisou o governo, prejudica o país e a própria democracia. “Desde maio, quando surgiram as denúncias contra o ministro Antonio Palocci, o primeiro a deixar o cargo, todas as energias do governo são usadas para estancar as crises. E o que foi feito para o país nestes oito meses? Praticamente nada”, condenou.

Na opinião do tucano, a atual gestão não consegue se desvencilhar do mensalão, originado na era Lula. “Parte das denúncias que estão aparecendo remete a práticas similares ao mensalão. E agora, José Dirceu, réu no processo, é apontado como o articulador de um gabinete paralelo. Se a presidente Dilma estiver realmente empenhada em romper com esta prática, precisará fazer uma faxina profunda, ” completou.

(Da assessoria de imprensa da liderança do PSDB na Câmara / Foto: Beto Oliveira)

Compartilhe:
27 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *