Aprendizado insuficiente


Resultado desastroso da Prova ABC constata descaso com a educação, avaliam tucanos

Deputados tucanos constataram que a educação não é uma prioridade do governo do PT após analisarem os resultados da Prova ABC, exame inédito aplicado aos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. De acordo com o teste, 57,2% dos alunos não conseguem sequer resolver problemas básicos de matemática, como soma ou subtração. No aprendizado, o aproveitamento das crianças foi de 43,9% nas escolas públicas e de 82,4% nas particulares.

Para os parlamentares, o descaso gera um “efeito bola de neve” que deve afetar o desenvolvimento do país.  “Percebemos que a educação está totalmente abandonada. O professor não é valorizado e as escolas não fazem um acompanhamento da evolução dos estudantes”, apontou Andreia Zito (RJ).

A tucana cobrou a aplicação dos recursos destinados à área e afirmou que a ausência de uma gestão eficiente causa problemas na formação dos brasileiros, que encontrarão dificuldades no ensino médio e no mercado de trabalho.

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“Existe a necessidade de maior dedicação na qualidade da educação, que é muito fraca. O governo tem que dar as diretrizes, cobrar, dar incentivo aos estados. Não pode apenas ter um Ministério da Educação que se dedique só ao ensino superior, tem que dar atenção ao fundamental”, cobrou Eduardo Azeredo (MG).

Na avaliação do parlamentar, as prioridades estão invertidas e o resultado da Prova ABC não surpreende, pois é um retrato da realidade. Segundo ele, a gestão de Fernando Haddad no MEC tem sido marcada por uma estagnação no setor.

Para Ruy Carneiro (PB), o resultado do levantamento é desastroso.  “Sobretudo na escola pública, que é de responsabilidade do governo. Isso demonstra que não está priorizando a educação como diz e como deveria”, apontou. De acordo com o deputado, a defasagem precisa ser revertida o quanto antes, pois a nação já sofre com a falta de mão de obra qualificada e a situação pode se agravar ainda mais no futuro.

Média baixa

-> A Prova ABC, ou Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, foi realizada pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Fundação Cesgranrio e o Instituto Paulo Montenegro/Ibope. Em matemática, a média nacional de alunos do terceiro ano (2ª série) que aprenderam o esperado foi de 42,8%, o que significa que 57,2% não sabem o mínimo adequado para este período do aprendizado. No Teste de leitura, 43,9% não aprenderam o suficiente. Em escrita, 46,6% não tiveram o aprendizado adequado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

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26 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

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