Direito à acessibilidade


Kaefer apoia luta contra discriminações de deficientes físicos

 

O deputado Alfredo Kaefer (PR) apoiou a defesa da adaptação do meio às pessoas com deficiências físicas, bandeira da tucana Mara Gabrilli (SP) e defendida em discurso na Câmara realizado por ela ontem. Gabrilli estima que existem 30 milhões de brasileiros com necessidades especiais e precisam ter maior acessibilidade aos direitos garantidos pela Constituição de 1988 e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Kaefer, que também é deficiente, reconheceu o trabalho importante desenvolvido pela parlamentar paulista e admitiu que não tem se envolvido em assuntos relativos à deficiência “com tanta intensidade como deveria e poderia fazê-lo”. E acrescentou: “Tenho aproveitado mais minhas experiência e inteligência em outros temas com relação aos quais tenho mais foco nas áreas de finanças, economia e tributação, sem descuidar de outros nas áreas sociais”.

O parlamentar tem se preocupado em melhorar com suas emendas o projeto do novo Plano Nacional de Educação apresentado pelo governo federal, inclusive para possibilitar uma maior inserção de deficientes, paralelamente ao trabalho que ambos têm feito como membros da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência.

Mara Gabrilli disse ainda que há necessidade de se fazer um censo para quantificar com precisão o número de brasileiros com deficiência, desagregado pelas cidades e regiões onde vivem, com informações adicionais sobre seus níveis de formação e de atividades.

Lembrou que, desde a Idade Média, tem havido marchas no trato de deficientes, sendo que, em 1900, a Alemanha fez um censo com os objetivos de identificar os deficientes e tratá-los melhor. O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir os mesmos objetivos.

(Da assessoria de imprensa do deputado Alfredo Kaefer / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
25 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *