Aumento recorde


Alta taxa de juros corrói o salário do trabalhador brasileiro, condenam deputados

Com as altas taxas de juros cobradas pelos bancos, é impossível imaginar que a economia do país funcione normalmente, na avaliação dos deputados Valdivino de Oliveira (GO) e Ricardo Tripoli (SP). Os excessos penalizam sobretudo o trabalhador que usa cheque especial, cartão de crédito e empréstimos.

Reportagem do jornal “O Globo” informa que os juros do cheque especial atingiram em julho o maior patamar em 12 anos: 188% anuais. Os bancos alegam que a elevação é puxada pelo aumento da inadimplência, que chegou a 6,6% nos últimos 14 meses. Para Valdivino de Oliveira, é preciso normatizar o sistema financeiro responsável pela cobrança. “O governo erra deixando livre a fixação dessas taxas pelo mercado financeiro. O Banco Central deveria impor limites a elas. E o governo não cuida através do Banco Central de normatizar e de limitar até que ponto os bancos podem cobrar juros e até quanto o consumidor pode estar sujeito a esse abuso”, afirmou.

Play
baixe aqui

Tripoli ressalta que os valores cobrados pelos bancos são um despropósito. Segundo o tucano, essa política equivocada atinge os cidadãos que utilizam os serviços das instituições financeiras. “Há uma inanição da administração federal. E a alta de juros comendo o custo do trabalhador pelas pernas, porque 188% de juros é extremamente alto. E isso cria um impacto muito grande no ganho, principalmente do assalariado. Só beneficia quem trabalha no setor financeiro”, reprovou. O Banco Central informa que no mês de julho, quando a Selic foi elevada pela quinta vez consecutiva, os juros do cheque especial subiram 3,3 pontos percentuais.

(Reportagem: Artur Filho/Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *