Parques nacionais


Proposta por Tripoli, audiência irá debater alteração em Unidades de Conservação

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (24) requerimento do deputado Ricardo Tripoli (SP) que solicita realização de audiência pública para avaliar a alteração da demarcação de três parques nacionais.

A audiência proposta pelo parlamentar paulista tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre a Medida Provisória 542/2011, publicada na última segunda-feira no Diário Oficial da União. O texto prevê alterações nos Parques Nacionais – do tipo de Unidade de Conservação (UC) – da Amazônia, dos Campos Amazônicos e Mapinguari, para abrigar lagos de usinas hidrelétricas, atividades de mineração, e assentamentos do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).

No requerimento, Tripoli faz referência à notícia publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. A matéria afirma que os parques nacionais tiveram seus limites alterados para abrigar lagos e canteiros de obras das usinas hidrelétricas de Tabajara, Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. Para participar do debate, Tripoli solicita que sejam convidados a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Rômulo Mello e representantes da Fundação SOS Mata Atlântica, Greenpeace, WWF – Brasil e Imazon.

(Da assessoria do deputado/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
24 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *