Acessibilidade


Mara Gabrilli destaca importância de garantir direitos às pessoas com deficiência

Em pronunciamento no plenário da Câmara nesta quarta-feira (24), a deputada Mara Gabrilli (SP) ressaltou a importância de garantir os direitos dos deficientes. Segundo ela, 30 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil. “É preciso trabalhar para esse público. Isso vai favorecer toda a população e, dessa forma, teremos um país mais justo”, afirmou.

Para a tucana, falar que o portador de necessidades especiais tem limitação é uma visão pouco fundamentada. “Limitação é ter um Estado incapaz de garantir direitos aos seus cidadãos. É ter um governo que exclui e nega direito. Aqui, mais uma vez, reassumo meu compromisso em trabalhar por esse segmento”, ressaltou.

Segundo Gabrilli, com uma educação com conteúdo para o público, sem barreiras físicas, o ensino das crianças e jovens será contemplado e a concepção de mundo dessas pessoas será maior, com um país mais justo. “Isso começa na educação. Eu não consigo enxergar desenvolvimento e crescimento se a gente não investe na área”, apontou.

“Espero que os jovens com deficiência tenham oportunidade igual de trabalhar e estudar. As empresas estão pagando multas. Elas são obrigadas a contratar de 2% a 5% do seu quadro com deficientes, mas não conseguem. Isso porque, além de não encontrar gente capacitada, não achamos pessoas capacitáveis”, lamentou. Segundo a deputada, o fato ocorre em função de o segmento não ter oportunidade de frequentar o ensino fundamental, muito menos o médio.

Ela lembrou que só 12% das escolas no Brasil têm acessibilidade. “O número é muito pequeno. Muitas vezes um estabelecimento que tem classe no térreo é considerado acessível. Isso não é acessibilidade. É preciso de conteúdo específico. Se existir matéria voltada para um deficiente visual, se tiver um computador com software de voz, a diferença diminui”, ressaltou.

A frase:

“Falta de acessibilidade é discriminação e discriminação é crime”.

Deputada Mara Gabrilli (SP)

(Reportagem: Letícia Bogéa / Foto: Gustavo Lima)

Compartilhe:
24 agosto, 2011 Últimas notícias 2 Commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *