Dúvidas continuam


Paulo Bernardo não convence sobre uso de avião de construtora que tem contrato com o governo

O depoimento do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara nesta terça-feira (23) pouco esclareceu sobre o uso de avião da empreiteira Sanches Tripoloni, que administra contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na campanha eleitoral do ano passado. Na época, o petista comandava o Planejamento.

Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e o deputado Antonio Imbassahy (BA), as explicações foram insuficientes e não tiram a suspeita de conflito de interesses na relação do petista com a construtora, que tem obras com o governo federal no Paraná, terra do ministro, e doou recursos para a campanha da mulher dele, a também ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil.

Play
baixe aqui

PSDB solicita nova audiência com petista para esclarecer suspeitas

Nogueira afirma que as declarações do ministro não esclareceram. “Ele deixou em dúvida se andou ou não no jatinho da empreiteira, que faz obras milionárias no Paraná e no resto do Brasil”, disse. O líder apresentou requerimento de convocação para Bernardo. Segundo ele, o PSDB também recomendou à Comissão de Ética da Presidência a exoneração do ministro. “Esses atos que ele cometeu não são corretos de um ministro de Estado.”

Na opinião de Imbassahy, o petista procurou se blindar de lideranças governistas para desviar a atenção. Segundo ele, as perguntas continuarão a ser feitas enquanto não houver elucidação. “Ele deverá comparecer novamente à Casa para responder de maneira objetiva, específica e bem deferida, pois nesse momento não ficou esclarecida a relação da utilização de aviões de empreiteiros, o que não é uma conduta adequada de um ministro”, disse.

Questionado a respeito das relações entre Gleisi Hoffmann e a Tripoloni, Bernardo não respondeu e disse que não tinha procuração para falar pela esposa. Reconheceu apenas que a companhia doou R$ 510 mil para a campanha ao Senado da atual ministra da Casa Civil. Ele afirmou ainda que “apenas pegava carona” em aviões alugados para a campanha de Gleisi.

Radiodifusão Digital

Inicialmente, a audiência que Paulo Bernardo participou tratava da radiodifusão digital no Brasil. Sobre o tema, o ministro afirmou que o governo está buscando encontrar o modelo ideal para o país e promoverá discussões em busca de um consenso. Para Imbassahy, quase nada foi feito e o governo tem muita dúvida. “Vão começar tudo agora e espero que façam em uma velocidade adequada e não fiquem só na conversa.”

(Reportagem: Djan Moreno / Fotos: Paula Sholl e Saulo Cruz /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *