Meio ambiente


Deputado propõe audiência para discutir alteração de limites de parques nacionais

O deputado Ricardo Tripoli (SP) pediu a realização de audiência para discutir a medida provisória editada pela presidente Dilma nesta semana que altera limites de três parques nacionais na Amazônia – do tipo de unidade de conservação (UC) mais protegido no País – para abrigar lagos e canteiros de obras das usinas hidrelétricas de Tabajara, Santo Antônio e Jirau, em Rondônia. O texto autoriza ainda a exploração mineral no entorno de duas unidades.

Foram alterados os limites dos Parques Nacionais da Amazônia, Campos Amazônicos e Mapinguari. Dois outros deverão ter os limites mudados em breve para o licenciamento ambiental de quatro hidrelétricas do complexo do Rio Tapajós, que ficarão entre as maiores das novas usinas da Amazônia, ao lado de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau.

No requerimento, Tripoli convida para o debate a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Mello, e representantes de entidades da área.

“A audiência que requeremos é fundamental para o esclarecimento dos fatos, no desempenho de nossas atribuições constitucionais de acompanhamento das ações do Poder Executivo”, justifica o deputado no requerimento.

O Mapinguari teve o maior limite alterado, com 17,5 mil quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 11 vezes a área da cidade de São Paulo. O Campos Amazônicos perdeu ao todo, por meio da MP, 340 quilômetros quadrados e ganhou outros 1,5 mil quilômetros quadrados. O Parque Nacional da Amazônia perdeu agora 280 quilômetros quadrados, supostamente compensado, com folga, por acréscimo anterior a pouco mais de 1 mil quilômetros quadrados.

(Da redação / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
19 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *