Pressão popular


Oposição incentiva mobilização da sociedade na luta contra a corrupção

Os deputados Rui Palmeira (AL) e Romero Rodrigues (PB) destacaram nesta segunda-feira (15) a importância da mobilização da sociedade no combate à corrupção. Os tucanos afirmaram que os cidadãos precisam cobrar dos deputados e senadores um posicionamento ético e contrário aos escândalos em diversos ministérios do governo Dilma. Na última semana, a oposição começou a recolher assinaturas para instalação de uma CPI Mista que investigue as denúncias contra órgãos federais e anunciou que buscará auxílio da população.

Na avaliação de Palmeira e Rodrigues, novas suspeitas surgem a cada dia, o que reforça a necessidade da comissão. Na edição desta semana, por exemplo, a revista “Veja” lembra que o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, tem parcela de responsabilidade no desperdício de toneladas de alimento quando estava no comando da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2007. Ele autorizou a entrega de 100 toneladas de feijão à prefeitura de João Pessoa (PB). O material seria distribuído à população carente na época da campanha eleitoral, mas acabou em um lixão. Além disso, o gabinete do político teria pedido pagamento de R$ 2 milhões em uma licitação para contratar um serviço de comunicação.

Play
baixe aqui

Já reportagem do jornal “O Globo” afirma que o grupo atuante no Ministério do Turismo pretendia expandir as irregularidades encontradas no Amapá para outros estados e setores. “Tem que haver a pressão da sociedade porque, infelizmente, o Congresso funciona muito na base da pressão, pois sua grande maioria é vinculada ao governo”, alertou Rodrigues. De acordo com o deputado, é importante que os ministros se pronunciem em relação aos escândalos e compareçam ao Congresso.

Para os tucanos, as explicações dadas, assim como as demissões ordenadas pela presidente, não põem fim aos problemas.  “A CPI é uma forma transparente de se buscar com profundidade a verificação de todos esses fatos”, afirmou Rodrigues, ao destacar que os culpados deverão ser punidos e, os recursos desviados, ressarcidos aos cofres públicos.

Comissões da Câmara aprovaram a realização de audiências com ministros citados em denúncias. Amanhã (16) será a vez de Pedro Novais (Turismo) prestar esclarecimentos sobre fraudes em convênios do órgão, que resultaram na prisão de 36 pessoas na última semana.  Na quarta-feira (17), Paulo Sérgio Passos (Transportes) também fará seu depoimento na Casa.

“É importante que venham ao Congresso para tirar algumas dúvidas, mas não é suficiente.  Considero fundamentais ações da CGU, do TCU e do Ministério Público e  também a atenção da sociedade em relação a esses fatos tão graves”, destacou Palmeira.

Acompanhe a CPI
Está no ar o blog que registra os nomes dos parlamentares que assinaram o pedido de criação da CPI Mista para apurar os escândalos. Confira: http://cpidacorrupcao.blogspot.com.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Brizza Cavalcante – Ag. Câmara e Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
15 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *