Afronta à vontade popular


Carlos Roberto pretende esclarecer causas da morte de crianças em hospital de Guarulhos

Para esclarecer as causas que levaram ao falecimento de 14 crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal da Criança de Guarulhos, entre abril e maio deste ano, o deputado Carlos Roberto (SP) solicita ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informações sobre a aplicação de verbas públicas no estabelecimento.

O requerimento pede planilha com valor total de recursos, direcionados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), à instituição. Com a iniciativa, o tucano pretende cumprir as prerrogativas constitucionais de fiscalização atribuídas ao Legislativo.

O documento justifica que o hospital foi reformado em junho para corrigir problemas detectados pela Vigilância Sanitária Estadual, que, após inspeção técnica, interditou a UTI.

O inquérito civil instaurado pelo Ministério Público apontou que a unidade não possui sistema de ventilação adequado e nem número suficiente de lavatórios para higienização das equipes médicas. Também foi constatado excesso de materiais nas áreas comuns e ausência de um controle rígido da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

O texto destaca ainda que a UTI pediátrica do hospital foi inteiramente reformada pela prefeitura de Guarulhos em 2009. “O poder executivo municipal trabalha fortemente para que não seja instalada uma Comissão Especial de Inquérito para apuração precisa dos fatos e identificação dos motivos que levaram à morte das crianças”, avaliou o deputado.

Carlos Roberto lamenta a falta de comprometimento do governo municipal com o caso. “Verifica-se que o interesse do executivo municipal afronta o anseio popular, à pressão da mídia local e da grande mídia de São Paulo. Diga-se de passagem, que o secretário municipal de saúde, Carlos Derman, também é vice-prefeito do município”, criticou.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
12 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Afronta à vontade popular”

  1. Ises Ramos disse:

    Na minha modesta opinião,é preciso divulgar nos meios mais populares
    todas as malversações de dinheiro público do governo atual.
    Visto que nem todos acessam o site do PSDB,não se pode deixar de lado
    estas possibilidades.

    Grato. Ises

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *