Ação efetiva


Programa de combate ao consumo de álcool entre jovens em SP é exemplo para todo o país

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou nessa segunda-feira (1º) um programa exclusivo para combater o consumo de álcool na infância e adolescência. Para os deputados Fernando Francischini (PR) e Vanderlei Macris (SP), a medida ajudará na diminuição do uso de bebida por jovens. De acordo com o governador, o objetivo é acabar com a venda e o repasse de álcool para menores de 18 anos.

A nova lei prevê multa de até R$ 87 mil e o fechamento de estabelecimentos comerciais. “O governador Alckmin, trazendo uma legislação estadual complementando o Estatuto da Criança e do Adolescente na proibição da venda de bebidas, dará um grande passo, como também já deu com a diminuição de homicídios em SP”, apontou Francischini. Na opinião dele, as drogas lícitas podem ser uma porta de entrada para entorpecentes ilegais, como maconha e crack.

Play
baixe aqui

O estado desenvolverá ações de tratamento, educação e fiscalização do consumo indevido por adolescentes. Haverá também a abertura de clínicas de tratamento, com mais leitos para dependentes e ações específicas nas escolas, além de intensificação das blitze da polícia para flagrar motoristas embriagados.

Relator da comissão especial de bebida alcoólica, Macris lamentou o fato de o Brasil ser um dos  países campeões no uso da substância. “Crianças e adolescentes são muito suscetíveis a problemas mais sérios com o excesso da bebida”, afirmou.

O deputado acredita ser essencial fechar o estabelecimento caso haja descumprimento da regra. “Uma pesquisa demonstrou que mais de 80% dos menores compram bebida livremente em supermercado, baladas e eventos. Isso precisa ser contido se não quisermos ver um país doente no futuro”, concluiu.

Alckmin acredita que a medida evitará problemas como doenças, violência, acidentes e mortes. “Hoje está provado que muitos casos de alcoolismo grave na vida adulta começam na infância e cada vez mais cedo. Você tem crianças com 13 anos já bebendo”, apontou.

Comércio livre

→  Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que, a cada 20 minutos, uma pessoa é internada no estado por problemas decorrentes do uso do álcool.

→ Pesquisa do Ibope apontou que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente, e que quatro entre dez menores compram livremente bebidas alcoólicas.

→ A nova legislação obriga o comerciante a pedir documento de identificação para realizar a venda ou deixar que o produto seja consumido no local.

→ O objetivo da Secretaria de Saúde é dobrar o número de leitos para dependentes químicos e de álcool – atualmente são 400.

A frase:

“Os dados são estarrecedores. Há 1 milhão de pontos de venda de bebidas no país. O problema é sério. Se não começar na infância, haverá o risco do país ser doente no futuro. A violência contra mulheres, idosos e menores é muito estimulada dentro de casa pelo excesso de bebida”.

Deputado Vanderlei Macris (SP)

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
2 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *