Distorcendo a história


Duarte Nogueira: assim como Lula, Dilma quer usurpar autoria de programas lançados por FHC

Apesar de elogiar a retomada de um programa criado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), lamentou que o governo Dilma insista em uma prática herdada da gestão anterior: rebatizar programas e usurpar sua autoria, negando reconhecer os méritos dos verdadeiros autores.

A crítica de Nogueira é em relação ao lançamento do “Água para Todos”, destinado ao semiárido nordestino como um instrumento de apoio para o plano de erradicação da miséria. “Depois do Luz para Todos, vamos ter o Água para Todos”, afirmou Dilma. Segundo o site do Planalto, a iniciativa visa a construção de cisternas, adutoras e pequenas barragens.

“Somos totalmente favoráveis aos cuidados com a população do Nordeste, assim como para todos que tanto necessitam do apoio do governo”, ressaltou Nogueira. “Mas o curioso é que Dilma esquece – ou dissimula – que os dois programas são legados de Fernando Henrique Cardoso”, criticou.

O líder lembra ainda que a prática de usurpar a autoria de programas exitosos faz parte do ideário deste governo desde o primeiro ano de mandato do ex-presidente Lula. “O Luz para Todos, lançado em 2003 com toda a pompa e defendido na TV por Dilma durante a campanha passada como sendo idéia dela própria, na verdade foi fruto do trabalho do ex-líder João Almeida – relator de uma MP que tratava apenas da criação de um programa emergencial de apoio às concessionárias de distribuição de energia elétrica”, explica Nogueira.

De acordo com Duarte Nogueira, o “Luz para Todos” resultou da sensibilidade de Almeida e de estudos anteriores relativos à criação do programa “Luz no Campo”, lançado em 1999 por FHC. “Eu incluí nessa MP a legislação básica para a construção do programa ‘Luz Para Todos’”, recorda o ex-deputado João Almeida.

“Com a mesma destinação do ‘inédito’ programa ‘Água para Todos’, o Programa Cisternas também foi criado no governo FHC, acabou incorporado por Lula no Programa Fome Zero e depois praticamente esquecido. Agora volta com novo nome, repetindo estratégias escusas já utilizadas anteriormente”, completa Duarte Nogueira.

Os programas cuja autoria foi assumida indevidamente pelo governo não se encerram nos dois citados. Fazem parte da lista o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, o Auxílio-Gás e o Cadastramento Único do Governo Federal – todos criados por Fernando Henrique, reunidos e rebatizados como o atual Bolsa Família, segundo definição contida na própria lei que o criou.

(Da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
29 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *