Mudança na Câmara


Nilson Leitão é o mais novo deputado do PSDB no Congresso

O PSDB do Mato Grosso ganha um deputado federal: Nilson Leitão (MT) toma posse nesta quinta-feira (13), às 14h, na Câmara. Há 15 anos no PSDB, ele já atuou como vereador, deputado estadual e prefeito de Sinop por dois mandatos. Em outubro de 2010, o tucano obteve 71 mil votos nas urnas. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular a validade da Lei da Ficha Limpa no último pleito, ele garantiu sua vaga na Casa. O candidato William Dias (PTB-MT) havia sido barrado pela legislação, mas foi declarado eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Por serem da mesma coligação, os votos de Dias beneficiaram Leitão.

Na Câmara, o parlamentar vai defender a melhoria da saúde, educação e segurança para o seu Estado. Nilson Leitão quer que o Mato Grosso, campeão na produção de grãos, se torne também um grande produtor dos gêneros de primeira necessidade. Cerca de 96% do que é consumido pela população local vem de fora.

Play
baixe aqui

Premiado pela Fundação Getúlio Vargas e pelo governo federal com o programa “Barriga Cheia” na prefeitura de Sinop, o tucano pretende repetir o feito. Ele pretende apresentar um projeto para garantir cursos de profissionalização, capacitação e alfabetização às famílias carentes. Após seis meses de estudos, os beneficiados sairão qualificados como cozinheiro, carpinteiro, operador de máquinas ou jardineiro. A contrapartida é a apresentação do boletim com as notas e a frequência.

Nilson Leitão também apresentará o projeto “Agente Comunitário da Terra”. A proposta é que técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos morem e deem assistência nos assentamento.  “Não esse abandono que acontece hoje, quando o governo federal assenta várias pessoas sem um mínimo de condição ou estrutura. Hoje as pessoas não conseguem produzir”, opinou.

Outra proposta do deputado é o “Centro de Especialidade Médica” (CEM). As unidades seriam criadas em regiões distantes da capital para desafogar os grandes polos de saúde.  “Teremos raio-x, ultrassom e equipamento básico para cirurgias eletivas, como apendicite, hérnia, varizes”, destacou.

Nilson Leitão citou o papel da oposição e criticou as irregularidades cometidas pelo governo federal. “A corrupção está crescendo de uma forma estrondosa em todos os setores. Acredito que o grande papel da oposição é realmente humanizar, resgatar a ética e a moral”, finalizou.

Perfil

Nilson Leitão nasceu em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, em 25 de fevereiro de 1969. É casado e tem dois filhos. Fundou o Grupo Farrapos, grupo esportivo e filantrópico, e coordenou mais de 350 campanhas beneficiando famílias carentes de Sinop e região, com medicamentos e brinquedos. Em 2005, como prefeito de Sinop, recebeu o prêmio “Os Municípios Mais Dinâmicos do Brasil”. A cidade ficou no 24º lugar no ranking brasileiro e em 1º em Mato Grosso.

(Reportagem: Artur Filho/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *