Desenvolvimento ecológico


Luiz Nishimori propõe a comemoração do Dia do Brasil Sustentável em 14 de setembro

Projeto de lei do deputado Luiz Nishimori (PR) institui o Dia do Brasil Sustentável, a ser comemorado anualmente em 14 de setembro. O objetivo é estimular  debates sobre a construção de uma sociedade sustentável e promover valores como a solidariedade e o respeito às demais espécies.

De acordo com a proposta, o Brasil destaca-se no cenário internacional como a nona economia e o terceiro país exportador agrícola do mundo, além de possuir o segundo parque industrial da América. No entanto, o país precisa dar largos passos rumo ao desenvolvimento ecologicamente equilibrado. Pelo texto, a ascensão econômica e social ainda está associada a um modelo de desenvolvimento ligado ao desmatamento, expansão das fronteiras de ocupação do solo, ao desperdício de matéria-prima, energia e aumento da poluição.

Na opinião do parlamentar, a alteração do quadro depende de mudanças culturais e da consciência ambiental. “Ecologizar o processo de desenvolvimento implica internalizar critérios ambientais no crescimento socioeconômico”, declarou. Segundo ele, a medida vai minimizar desperdícios e motivar a conservação nas atividades de exploração industrial, agropecuária, florestal, construção civil, energia, transporte e pesca.

O tucano afirma que se as normas ambientais fossem cumpridas, os recentes desastres naturais que atingiram o Brasil teriam sido menores. “Evitar que essas tragédias se repitam requer, entre outras transformações, que a população desenvolva um comportamento de prudência ecológica, o que somente será alcançado com investimentos em educação ambiental”, destacou.

Nishimori defende uma educação voltada para a sustentabilidade que amplie e democratize o conhecimento sobre o funcionamento dos ecossistemas e estimule a adoção de um novo padrão de produção e consumo.

(Reportagem: Laize Andrade/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
5 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *