Estado esquecido


Luiz Carlos cobra atenção e recursos do governo federal para o Amapá

O deputado Luiz Carlos (AP) cobrou atenção do governo federal para o Amapá durante discurso no plenário da Câmara na última quinta-feira (30). Segundo ele, o Estado tem sido esquecido pela União e não recebe os recursos necessários.

“O Amapá hoje não depende somente de si para crescer e encontrar seu verdadeiro caminho”, afirmou o tucano. Segundo ele, o Estado e necessita de aportes para o setor primário e para obras de infraestrutura nas poucas áreas urbanas.

Luiz Carlos destacou que há pouco espaço para exploração da agricultura e da mineração, já que a maior parte do território é preservada ou pertence a reservas ambientais e indígenas. “Não temos terras para usar e nada recebemos em compensação pelo que doamos. Nossa luta é para que a União nos compense pelo que não podemos usar. Queremos recursos para sanear Macapá, Santana, Laranjal do Jari. Dar ao povo água e esgoto, pois assim precisaremos de menos verbas para a saúde”, cobrou.

O tucano acredita ser fundamental o auxílio do governo para concluir a pavimentação da BR-156, principal rodovia local, com potencial para servir de entrada para o turismo ecológico. “É inacreditável que uma estrada de apenas 600 quilômetros, cujo asfaltamento se iniciou em 1980, ainda não se tenha concluído”, criticou.

O parlamentar condenou a dificuldade em conseguir investimentos na região. “Nunca vi em qualquer jornal ou revista da minha terra a promoção de atividade cultural da qual constasse o BNDES ou a Petrobras”.

Luiz Carlos lembrou que só no ano passado foi criado o curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap), com apenas 20 vagas. Segundo ele, é necessário direcionar recursos para que a instituição instale um laboratório de pesquisa. “Quero que haja mecanismos que condicionem determinados órgãos da União a dispensar meios concretos que possam realmente alavancar o Estado”, concluiu.

(Reportagem: Djan Moreno/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
1 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *