Lobby suspeito


Parlamentares pedem investigação de suposto tráfico de influência de marqueteiro de Dilma

O PSDB vai pedir ao Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) a abertura de investigação sobre suposto tráfico de influência de João Santana, marqueteiro da campanha de Dilma Rousseff. Uma representação assinada pelo líder Duarte Nogueira (SP) e pelos deputados Vanderlei Macris (SP) e Fernando Francischini (PR) será protocolada ainda nesta semana.

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” mostrou que o prefeito de Campinas (SP), Dr. Hélio (PDT), pediu ajuda de Santana para reunir a presidente com representantes da chinesa Huawei.

“É preciso que seja apurado se o publicitário se utilizou da proximidade com Dilma para favorecer uma companhia. Isso contraria o interesse público. O que foi pedido a ele acabou acontecendo. Isso é um indício a ser investigado”, apontou Nogueira.

Interceptações telefônicas flagraram o prefeito pleiteando a intermediação de Santana para fazer lobby com a presidente em favor da Huawei, que atua na área de tecnologia 3G, banda larga fixa e móvel e infraestrutura de redes para operadoras de telefonia. Em ligação no dia 2 de abril, Dr Hélio falou sobre as negociações com os orientais. Alguns dias depois, ele e a esposa, Rosely Nassim, se juntaram à comitiva da petista, que realizava sua primeira viagem oficial à China. Dilma se encontrou em Pequim com Ren Zhengfei, principal executivo da empresa.

No primeiro dia de visita  à China, a empresa anunciou o investimento de US$ 300 milhões na construção de um centro de pesquisa em tecnologia em Campinas.  Dias antes, ao recorrer a Santana, o prefeito não escondeu interesse direto em beneficiar a Huawei: “Qual a razão de eu não ter colocado isso antes? Porque ficou uma disputa para querer levar eles para outra cidade que não Campinas. Como estou tratando disso com eles há dois anos, desde 2009, não tem sentido eu perder isso aí, entendeu?”, defendeu Dr. Hélio durante conversa com Santana por telefone. O marqueteiro, por sua vez, aparentemente engajou-se à cruzada. “Eu converso com ela (Dilma), eu já anotei aqui”, disse.

-> Rosely Nassim, esposa de Dr. Hélio, é apontada pelo Ministério Público Estadual como chefe de quadrilha para fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

(Da redação com informações do “Estado de S. Paulo”/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
29 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *