Omissão do governo


Falta de política de combate ao consumo de álcool aumenta número de acidentes de trânsito, afirma Macris

A omissão do governo federal e a falta de uma política de combate ao consumo de bebida estimulam o desrespeito à lei e, consequentemente, crescem os acidentes de trânsito, afirmou o deputado Vanderlei Macris (SP), em audiência da comissão especial criada para discutir o aumento do consumo de álcool no Brasil.

Relator da comissão, o tucano acrescenta que a situação piora com o elevado valor desembolsado pelo governo para socorrer as vítimas, algo em torno de R$ 30 bilhões ao ano. “São ocorrências previsíveis e absolutamente evitáveis. Isso pode ser feito com campanhas e ações mais fortes, como aumentando a fiscalização e a atuação da lei seca”, destacou.

Play
baixe aqui

Para o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Orlando Moreira da Silva, o motorista é o principal responsável pelos acidentes. Ele mencionou uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo o levantamento, 66% dos incidentes são causados pelo excesso de velocidade, ultrapassagens em local proibido e embriaguez.

Macris recorreu a informações do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Mauro Augusto Ribeiro. Segundo ele, jovens de 18 a 24 anos são mais suscetíveis a incidentes pelo excesso do consumo de álcool. O parlamentar ainda lamentou a precária estrutura para atender às vítimas com traumatismo craniano, conforme destacou a médica do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Vilany Mendes Felix.

O tucano defendeu novas ações para combater os acidentes relacionados ao uso de bebidas. “É fundamental que o governo tenha vontade política de enfrentar uma guerra na sociedade brasileira, que seja patrocinada pelo próprio Executivo. Essa é a única alternativa de solução para amenizar o problema”, declarou.

Durante o evento, o colegiado aprovou requerimento de autoria de Macris e do deputado Otavio Leite (RJ) que solicita debate sobre o consumo de álcool durante a gravidez.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *