Ministro não convence


Senadores cobram de Mercadante explicações sobre caso dos aloprados

Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), cobrou do petista o compromisso de comparecer à Câmara para esclarecer o caso dos aloprados. Diante da resposta negativa, o tucano encaminhou à Mesa requerimento convocando a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para falar sobre o escândalo.

No documento, o senador diz que Ideli precisa explicar no Congresso a denúncia da revista “Veja” de que ela teria participado da montagem do esquema de compra de um dossiê contra o então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, em 2006. Alvaro Dias apresentou outros dois requerimentos na CAE. O primeiro convida o atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, para confirmar as declarações divulgadas pela imprensa sobre o caso. O segundo convida a ex-senadora Serys Slhessarenko a prestar esclarecimentos sobre a reportagem, segundo a qual ela seria uma das prejudicadas pelo dossiê.

Ao questionar Mercadante, Dias protestou contra a estratégia das lideranças governistas de aproveitar audiência sobre outro tema para impedir a votação de requerimentos de convocação apresentados na Câmara. “O governo se antecipou em provocar o debate sobre o escândalo. Com isso, buscou-se esvaziar a iniciativa dos deputados da oposição, que apresentaram requerimentos para convocação de Mercadante. Agora, certamente vão rejeitá-los com a alegação de que ele já deu os esclarecimentos”, disse o senador.

O tucano salientou que o ministro, além de não responder às questões apresentadas, mudou o foco para o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, falecido em 2010. O senador perguntou se Mercadante estaria disposto a processar judicialmente seus acusadores, como Expedito Veloso. “Não é ético transferir o foco da questão para Quércia, até porque ele não está mais vivo para responder. Já Mercadante está vivo e tinha como obrigação comparecer à Câmara e dar as devidas explicações”, declarou.

O senador Aloysio Nunes (SP) questionou se Mercadante tinha conhecimento da “dinheirama” apreendida pela Polícia Federal com os aloprados. “O senhor afirma simplesmente que jogaram isso na crônica política. Mas o fato é que ‘isso’ surgiu das pressões internas do seu partido. Não fomos nós, porque a especialidade do PSDB não é armar dossiês nem perseguir ninguém. Não foi a oposição que trouxe esse assunto à baila. E até agora o PT não tomou nenhuma providência”, argumentou.

(Da redação com assessoria da Liderança do PSDB no Senado/ Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
28 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *