Luta suprapartidária


Bruna Furlan é eleita presidente da Subcomissão Permanente de Mobilidade Urbana e Transporte

A deputada Bruna Furlan (SP) foi eleita nesta terça-feira (28), por unanimidade, presidente da Subcomissão Permanente de Mobilidade Urbana e Transporte da Câmara. O grupo analisará a situação do transporte nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e dos municípios com população superior a 100 mil habitantes.

A tucana defendeu um trabalho conjunto das administrações estaduais, municipais e federal para impedir que o país protagonize um vexame mundial. “Precisamos cobrar imediatamente parcerias em infraestrutura para as obras. Sem a junção das três esferas de poder, não vamos conseguir resolver o problema. É necessária uma luta suprapartidária”, destacou.

Play
baixe aqui

Na opinião de Bruna Furlan, a mobilidade urbana afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, pede o enfrentamento do gargalo construindo corredores específicos para a circulação de ônibus, metrô de superfície, trens e ciclovias. Ela propõe ainda um debate sobre a redução do preço do transporte urbano coletivo, por meio de isenções de tributos do combustível.

“As tarifas de ônibus são caras. O tempo que se perde é muito grande. Precisamos ter olhar mais atento a essas alternativas. A gente precisa discutir e buscar uma melhor solução”, destacou. Segundo a parlamentar, o crescimento das cidades precisa ser acompanhado pelo progresso, evitando um caos no trânsito nas metrópoles.

Instalação

A Subcomissão Permanente de Mobilidade Urbana e Transporte inicia suas atividades no próximo dia 5 de julho. Na ocasião, os integrantes começarão a analisar as propostas que tramitam na Câmara, além de apresentar sugestões para melhorar o trânsito nos grandes centros. A subcomissão é composta por quatro titulares e quatro suplentes.

Projeto

O colegiado estudará, entre outros, o projeto de lei (PL 694/95) do ex-governador de São Paulo Alberto Goldman. O projeto prevê a instituição de diretrizes nacionais do transporte coletivo urbano e estabelece repasses de recursos da União aos estados e municípios. Em março deste ano, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), apresentou requerimento para a criação de uma comissão especial que examine o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) sobre o Estatuto do Portador de Deficiência.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *