Aloprados


PSDB apresenta requerimento para ouvir ministra Ideli na Câmara

O PSDB apresentou nesta terça-feira (28) requerimento de convocação para a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, esclarecer suposto envolvimento na compra de falso dossiê contra o então candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra, em 2006. O documento foi apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e está na pauta de votações de quarta-feira (29).

Reportagem da revista “Veja” afirma que Ideli teria participado de reunião no gabinete do atual ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, com outras três pessoas 11 dias antes da apreensão de R$ 1,75 milhão e da prisão dos aloprados.

Também estão na pauta da comissão três convites. Um deles direcionado a Carlos Abicalil, que teria atuado na fabricação de um documento falso no Mato Grosso, e outro a Hamilton Lacerda, Jorge Lorenzetti, Gedimar Passos, Osvaldo Bargas e Freud Godoy, envolvidos no escândalo. O terceiro chama para audiência a ex-senadora Serys Slhessarenko. Segundo ela, Expedito Veloso admitiu que integrantes do PT haviam montado dossiês. Os quatro pedidos são assinados pelo deputado Vanderlei Macris (SP).

Play
baixe aqui

Senadores cobram de Mercadante explicações sobre caso dos aloprados

O colegiado ainda apreciará dois requerimentos sobre Mercadante, além de um convite a Expedito Veloso, protocolados na semana passada. Já a Comissão de Ciência e Tecnologia votará na reunião desta quarta (29) dois pedidos para o ministro, um deles questionando a inoperância da Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica).

Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), a ida de Mercadante ao Senado ontem (28) não encerrou a discussão. “O ministro não conseguiu convencer. Há uma testemunha do PT acusando-o de ser um dos mentores do plano. Esse é um fato de extrema relevância e que deve ser apurado. Por isso a necessidade de os denunciados comparecerem à Câmara.”

Para Macris, não há base na sustentação do petista de que o inquérito policial e as decisões judiciais o inocentam. “O depoimento mais importante que o envolve diretamente, não só com a articulação do plano, mas com a arrecadação, foi dado agora por um dos aloprados. Se fosse naquele momento, a posição do Judiciário seria outra”, declarou.

Mentor e beneficiário

→ Para o PSDB, o relatório da Polícia Federal não apontou de forma conclusiva a origem do dinheiro, nem os mandantes intelectuais do crime. Os dois aspectos permaneciam envoltos em mistérios até recentemente.

→ O assunto voltou à tona há duas semanas com reportagem da revista “Veja”, em que o atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, ExpeditoVeloso, afirmou que o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, seria o mentor e beneficiário da compra do dossiê.

(Reportagem: Alessandra Galvão, Marcos Côrtes e assessoria da Liderança do PSDB na Câmara/Fotos: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *