Exemplo


Jutahy lamenta morte de Paulo Renato e destaca homenagens feitas ao tucano

Durante pronunciamento nesta segunda-feira (27), o deputado Jutahy Junior (BA) lamentou o falecimento do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. O tucano ressaltou que a morte chocou a todos que o conheceram e afirmou estar consternado pela perda de um grande amigo. “A convivência mais assídua na Câmara na última legislatura aumentou minha admiração pelo homem público de caráter puro que amava profundamente o Brasil e seu povo”, ressaltou. Ele sofreu um infarto fulminante da noite de sábado (25).

De acordo com o parlamentar, aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o ex-ministro admiravam a inteligência, a integridade de propósitos e a maneira polida de calar e ouvir seus interlocutores. Nos debates, muitas vezes seus oponentes acabavam por concordar quando ele afirmava que a solução de todos os problemas passava pela educação.

Play
baixe aqui

Jutahy destacou as homenagens feitas, entre elas a do ex-governador de São Paulo José Serra. “Foi-se Paulo Renato, meu querido amigo, um dos maiores homens públicos do Brasil. Foi um grande secretário e um grande ministro da Educação”, disse Serra.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também se despediu. “Foi uma grande perda. Paulo Renato trabalhou muito pela educação. Foi o grande responsável pela universalização do acesso ao ensino fundamental com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef)”.

Dentre as maiores realizações do tucano, Jutahy destacou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a ampliação do Bolsa Escola, beneficiando milhões de famílias. “Espero que Deus conforte os corações dos filhos e netos pela dolorosa perda, assim como a de seus amigos”, finalizou.

O enterro do ex-ministro ocorreu na manhã de hoje (27), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Nascido em Porto Alegre, Paulo Renato era formado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um dos fundadores do PSDB, foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso – entre 1995 e 2002 –, deputado federal e Secretário de Educação de São Paulo no governo José Serra – entre 2009 e 2010 – e no governo Franco Montoro – entre 1984 e 1986. No fim da vida, ele atuou como consultor.

(Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Brizza Cavalcante/Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
27 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *