Luto


Parlamentares lamentam morte de Paulo Renato e destacam legado deixado pelo ex-ministro da Educação

Tucanos de todo o país se manifestaram neste domingo para lamentar a morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, ocorrida na noite de sábado (25). Um dos fundadores do PSDB, o ex-deputado federal tinha 65 anos e foi vítima de um infarto fulminante. Ele passava o feriado em um hotel na cidade de São Roque, interior de São Paulo. Passou mal, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Os correligionários destacaram o legado deixado por Paulo Renato sobretudo na área educacional. Em sua gestão à frente do MEC, alcançou vários feitos, como a universalização do acesso ao ensino infantil e a ampliação dos recursos para o setor por meio do Fundef.

Em nota, o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), expressou seu “profundo pesar” pelo falecimento do colega. “Convivemos desde a campanha de 1994, durante sua gestão à frente do Ministério da Educação e na Câmara dos Deputados até sua ida, em 2009, à Secretaria de Educação de São Paulo, sua última atividade pública. Paulo Renato lutou durante toda a sua vida pela educação no Brasil, alicerçou políticas inovadoras para a universalização do acesso à escola e formas de avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem. Será sempre reconhecido pelos seus méritos e pelo seu legado”, afirmou Nogueira.

Além de ministro da Educação nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e deputado federal na legislatura passada, Paulo Renato foi secretário estadual de Educação de São Paulo, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele nasceu em Porto Alegre, no dia 10 de setembro de 1945. Formou-se em Economia e, mais tarde, obteve título de mestre e doutor. O corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e deve ser enterrado na manhã de segunda-feira (27).

Em nota, a presidente Dilma Rousseff também se manifestou. “Recebi com pesar a notícia da morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza. Economista, ex-Reitor da Unicamp e ex-vice presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Paulo Renato prestou relevantes serviços ao país. Neste momento de dor, quero transmitir meus sentimentos a seus [parentes] e amigos”, diz o texto.

Leia abaixo a repercussão da morte entre os deputados tucanos.

Paulo Renato lutou durante toda a sua vida pela educação no Brasil, alicerçou políticas inovadoras para a universalização do acesso à escola e formas de avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem. Será sempre reconhecido pelos seus méritos e pelo seu legado.”
Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara

O PSDB sente o falecimento do ex-ministro Paulo Renato, um dos nossos grandes quadros. Ele teve uma vida digna e foi um dos melhores ministros que o Brasil conheceu. Vai fazer muita falta à sua família, ao PSDB e ao País.”
Sérgio Guerra (PE), presidente nacional do PSDB

Com tristeza lamento o falecimento do amigo e grande homem público Paulo Renato Souza, com quem dividi ótimos momentos de trabalho na Camara. É um grande político que nos deixa. Foi excelente ministro da Educação, secretário e deputado federal.”
Paulo Abi-Ackel (MG), líder da Minoria na Câmara

Ele fez um excelente trabalho pelo Brasil ao adotar uma série de atitudes que priorizam a educação, como o Fundef, a universalização do Bolsa Escola e o estabelecimento de uma série histórica do sistema de avaliação.”
Rogério Marinho (RN)

Triste com a notícia do falecimento do nosso grande ministro Paulo Renato. Perdemos um quadro político de primeira grandeza.”
Luiz Fernando Machado (SP)

Economista, ex-reitor da Unicamp e ex-vice presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O Brasil perde um competente e dedicado homem público, um homem que prestou grandes serviços ao país.
William Dib (SP)

O ministro Paulo Renato foi um grande político. Foi com muita tristeza que li na internet sobre sua morte prematura aos 65 anos por infarto.
Eduardo Azeredo (MG)

Paulo Renato, um parceiro e amigo. Almoçamos na ultima terça com Madeira e Emanoel. Conversa animada! Vai deixar saudades aos amigos do mude.”
Ricardo Tripoli (SP)

Lamentável o falecimento do ex-ministro Paulo Renato. Foi um grande homem público.”
Rui Palmeira (AL)

Lamentável perda do amigo Paulo Renato. Grande homem público que com seu brilhantismo intelectual trouxe grandes avanços para o Brasil. Imensurável foram os avanços principalmente na educação. Paulo Renato foi um grande ministro: ENEM, SAEB, Fundef, Bolsa Escola…
Edson Aparecido (SP), secretário de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana de São Paulo

O trabalho de Paulo Renato no governo FHC foi decisivo para a universalização do ensino fundamental e outras importantes conquistas na educação. Lamento muito a morte prematura de Paulo Renato. Minha solidariedade aos filhos e toda sua família.
José Aníbal (SP), secretário de Energia de São Paulo e deputado federal licenciado

Lamento muito a morte do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, um homem que prestou grandes serviços ao país.
Luiz Carlos Hauly (PR), secretário da Fazenda do Paraná e deputado federal licenciado

“Triste notícia a do falecimento do ex-ministro Paulo Renato. Um grande homem e uma grande perda. Paulo Renato prestou grandes serviços para São Paulo, quando secretário da Educação, e também como ministro do governo FHC.”
Julio Semeghini (SP), secretário de Gestão Pública de SP e deputado federal licenciado

(Da redação com Ag. Brasil/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
26 junho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Luto”

  1. Marlene A. Catão disse:

    Lamento seu falecimeto.Homem de imensa importância no meio político, sempre digno de minha admiração.É uma pena, uma grande perca.

    Marlene Catão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *