Herança bendita


Partido rompe com clientelismo e oferece perspectiva à população

A história do partido se confunde com as conquistas da sociedade brasileira, que, por décadas, sofreu com o fantasma da inflação, salários baixos e falta de perspectiva. A lista de benfeitorias deixadas à população é extensa. Entre outras ações, a agremiação ajudou a implantar o Plano Real, em 1994, sob o comando do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

Posteriormente, revolucionou com a Lei de Responsabilidade Fiscal (PR), importante ferramenta de controle dos gastos públicos, a reforma administrativa do Estado, que criava planos de carreira para o funcionalismo e vinculava os salários à qualificação e desempenho do servidor, e a criação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Bancário Nacional (Proer), em 1995.

Outra herança foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), responsável pela elevação dos salários dos professores das regiões mais atrasadas. O PT rebatizou o programa de Fundeb.

O partido criou ainda o programa “Luz no Campo”, copiado e transformado pelo ex-presidente Lula em “Luz para Todos”. Além disso, implantou a Rede de Proteção Social, que deu origem ao Bolsa Família. O programa concentrava: o Bolsa-Alimentação, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Bolsa-Escola, o Auxílio-Gás e o Brasil Jovem.

(Fonte: Da redação)

Compartilhe:
24 junho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Herança bendita”

  1. Gunna disse:

    Esse tipo de Realizações do Gov. PSDB / FHC copiados pelo Lulla. Podem, por favor, me enviar? Tenho que acabar como o “papo furado” de algúns ptistas aqui no Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *