Defesa da transparência


Tucanos buscam esclarecimento do escândalo dos aloprados e tentam impedir afrouxamento das regras de licitações

A próxima semana promete intensa movimentação por parte da bancada tucana para esclarecer a participação do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, na compra de falso dossiê, na corrida eleitoral de 2006, contra o então candidato tucano ao governo de São Paulo, José Serra, no chamado “escândalo dos aloprados”.

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou que vai lutar pela aprovação de requerimentos apresentados pela bancada convocando o petista e convidando o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, para explicarem denúncia da revista “Veja”. Segundo a reportagem, Mercadante seria mentor do plano.

Play
baixe aqui

“Pretendemos aprovar esses requerimentos na Câmara para que o ministro possa se defender das acusações de que ele foi mentor intelectual do dossiê fajuto da campanha de 2006”, apontou o líder. Em setembro daquele ano, petistas foram flagrados em hotel em São Paulo com R$ 1,7 milhão, valor que seria usado para a compra de falsos documentos contra tucanos.

Mercadante deve participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na próxima terça-feira (28). Segundo “O Globo”, o colegiado havia aprovado requerimento para que o ministro falasse do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia. Diante das denúncias, Mercadante estaria disposto a falar sobre o caso dos aloprados.

Regras de licitações

A conclusão da medida provisória (MP 527/11) que afrouxa as regras das licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 também movimentará o cenário político. A Câmara precisa votar cinco destaques nominais apresentados pela oposição ao texto principal aprovado pela base aliada no dia 15 de junho. Nogueira pretende retirar da proposta o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e incluir a obrigatoriedade de projeto básico para os empreendimentos.

“O regime é ruim para o país e prejudica o interesse público. Essas obras, além de não terem a garantia de que serão concluídas, certamente ficarão muito mais caras do que se imagina. Permitir fazer obras sem sequer ter o projeto básico, que é como o governo deseja, vai trazer enormes problemas de fiscalização, controle e de corrupção”, declarou.

Homenagem a Fernando Henrique

Na quinta-feira (30), o PSDB prestará homenagem ao ex-presidente da República e presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, em comemoração ao seu aniversário de 80 anos. Nogueira é enfático ao falar da festividade: “FHC chega aos 80 anos com uma vida pública vigorosa e reconhecida. Manifestaremos nosso reconhecimento e nossa gratidão e exaltaremos os exemplos que ele deixou e certamente haverá de oferecer para tudo aquilo que for de interesse do nosso país”, afirmou. O evento será no Auditório Petrônio Portela, no Senado, das 9h às 13h.

Apuração da compra do falso dossiê

→ O PSDB apresentou na última terça-feira (21) três requerimentos de convocação para Aloizio Mercadante explicar sua participação no esquema e dois convites a Expedito Veloso. Os pedidos foram protocolados nas comissões de Segurança Pública, de Ciência e Tecnologia e de Fiscalização Financeira e Controle.

→ Na quarta-feira (22), o partido protocolou representação na Procuradoria Geral da República solicitando a reabertura das investigações. O líder tucano na Câmara, Duarte Nogueira, também enviou ofício à Polícia Federal com pedido idêntico.

→ Ontem, Duarte Nogueira afirmou que a legenda também irá apresentar requerimentos nas comissões técnicas convidando a ex-senadora pelo PT-MT Serys Slhessarenko. Em reportagem da “Folha de S. Paulo”, ela afirma que o petista Expedito Veloso admitiu em conversas com ela que integrantes do partido haviam montado dossiês na campanha de 2006.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Paula Sholl /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
24 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *