Veículos roubados


Mendes Thame cobra medidas do governo em relação à legalização de carros contrabandeados na Bolívia

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) apresentou nesta quarta-feira (22) requerimentos de informação aos ministérios da Justiça, das Relações Exteriores e da Defesa cobrando providências diplomáticas em relação ao decreto da Bolívia que regulariza carros roubados. Os veículos são levados do Brasil e vendidos a preços baixos no país vizinho. Para o tucano, o Itamaraty mantém uma posição leniente em relação à nova regra.

O tucano ressalta que o governo boliviano tomou a medida para faturar com as taxas. “Espera-se arrecadar US$ 200 milhões com a mudança”, reprovou. O parlamentar lembrou que o Paraguai tem uma lei parecida, mas com uma restrição. “Se o ex-proprietário for lá provando que era o dono do veículo, ele poderia impedir a regularização”, informou Mendes Thame.

Play
baixe aqui

Segundo o deputado, dados mostram que, no Paraguai, 60% dos automóveis são produto de roubo do outro lado das fronteiras. Anualmente, pelo menos 20 mil carros brasileiros furtados entram no país. O tucano lamenta o fato de o mesmo estar acontecendo na Bolívia.

“Quais são as posições adotadas pelo Ministério das Relações Exteriores com relação à lei baixada no Paraguai e agora um decreto na Bolívia, já que um país começa a copiar o outro?”, questionou. “Espero que o governo brasileiro tome medidas firmes nesse caso, reclame junto aos órgãos internacionais e proteste em defesa dos interesses do povo”, cobrou Mendes Thame.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Luiz Cruvinel/Ag. Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *