Escândalo dos aloprados


Jutahy questiona silêncio do PT em relação à confissão que compromete Mercadante

O deputado Jutahy Junior (BA) questionou nesta quarta-feira (22) o silêncio do PT em relação às revelações de Expedito Veloso quanto à elaboração do dossiê com documentos falsos contra o então candidato do PSDB ao Governo de São Paulo, José Serra, nas eleições de 2006. Apesar da confissão ter sido publicada na revista “Veja” no sábado (18), o tucano lembra que até agora não se ouviu uma única palavra do PT ou de sua direção dizendo que Expedito é mentiroso e deveria ser expulso do partido. Segundo ele, a omissão demonstra “rabo preso” e sinaliza que as declarações têm fundamento.

Na reportagem, o ex-diretor do Banco de Brasil e atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal confessa que participou da operação de montagem da papelada fajuta contra Serra e acusa o atual ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, de ter tido mentor e um dos financiadores da operação. Como destaca Jutahy, além de não ter sido desmentido pelos seus companheiros de partido, Expedito continua exercendo sua função no GDF, comandado pelo também petista Agnelo Queiroz.

Play
baixe aqui

Da tribuna, o parlamentar destacou que Expedito deixou clara a intenção eleitoreira do dossiê: tentar impedir a vitória de Serra no primeiro turno da eleição em São Paulo. “Trata-se, portanto, de um crime odioso cometido por pessoas de alta responsabilidade do núcleo da campanha de 2006 do presidente Lula, pessoas com funções muito importantes dentro da estrutura do PT”, afirmou o tucano. A revelação da operação contra o PSDB ficou conhecida na época como “escândalo dos aloprados”.

Jutahy Junior afirma que o plano petista precisa ser investigado pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Mato Grosso, pois operação semelhante foi executada contra o ex-candidato a Governador do Mato Grosso pelo PSDB, Antero Paes de Barros.

“O Ministério Público do Mato Grosso já deu entrada a uma ação específica para reabrir esse caso, uma vez que, quando do início da apuração, não se chegou a nenhuma conclusão, pois não havia provas suficientes. Mas agora nós as temos, sim. Há um réu confesso e uma testemunha que acusa o ministro Mercadante de ter direcionado toda a sua ação para impedir a vitória de José Serra em 2006”, reforçou o deputado. Jutahy quer que sejam responsabilizados criminalmente todos os autores do que chamou de “crime absurdo contra a democracia brasileira”. “Quero ouvir a palavra do PT, que até agora não foi pronunciada.”

(Da redação/ Foto: Leonardo Prado-Agência Câmara / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *