Vítimas do tabaco


Gomes de Matos defende medidas efetivas para ajudar a reduzir doenças causadas pelo cigarro

Diante do aumento no consumo de cigarros no país, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) cobrou do governo federal medidas preventivas para controlar o uso do tabaco no Brasil. O parlamentar participou de audiência pública nesta terça-feira (21) na Comissão de Seguridade Social e Família para debater o tema e ressaltou a importância de avançar na questão.

Dentre as ações, o tucano defendeu a restrição à publicidade do produto como essencial para reduzir o número de fumantes. “Os pais levam a criança para comprar determinado produto alimentício e lá encontram o cigarro ao lado do chocolate. A indústria tabagista está modificando as  estratégias de publicidade. Sem falar dos shows patrocinados por empresas do setor, onde é feita a amostra dos cigarros. Todas essas medidas precisam ser regulamentadas”, defendeu Gomes de Matos.

Play
baixe aqui

Segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 24,5 milhões de fumantes com 15 anos ou mais. A cada dia, 100 mil jovens começam a fumar.

“O assunto é preocupante. Precisamos avançar em relação ao pacto que temos com os órgãos internacionais quando assinamos a Convenção Quadro para o Controle do Tabagismo, que é uma parceria de um tratado internacional”, ressaltou. “Vários países da América Latina já avançaram, mas o Brasil, até o momento, não normatizou suas ações”, acrescentou.

O parlamentar lembrou que o Brasil é um dos 10 países onde o consumo do cigarro é mais elevado. O problema gera gastos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de mais de R$ 300 milhões, segundo a OMS. Em relação às doenças causadas pelo cigarro, Gomes de Matos destacou o câncer. “Espero que esses dados contribuam para que possamos fortalecer uma ação para reduzir o consumo do tabagismo”, resumiu.

Jovens fumantes

→ O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Alvares da Silva, afirmou, durante a audiência, que o tabaco é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil, conforme dados da OMS.

→ Segundo a vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo, Mônica Andreis, 90% dos tabagistas começam a fumar antes dos 19 anos. A secretária executiva da Comissão Nacional da Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, Tânia Maria Cavalcante, também compareceu ao debate.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *