Na mira do TCU


Macris pretende ouvir ministro Mercadante sobre inoperância de empresa de chips

O deputado Vanderlei Macris (SP) apresentou requerimento de convite ao ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para explicar as razões da inoperância do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica (Ceitec). Em um ano, a unidade consumiu R$ 300 milhões dos cofres públicos, mas não produziu sequer um chip, finalidade para a qual foi criada. Em outro documento, o tucano solicita que o ex-ministro Sérgio Rezende e o diretor-financeiro da empresa, Roberto de Andrade, prestem esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O colegiado ainda votará os dois pedidos.

Reportagem da revista “Istoé” afirma que o PSB reinou absoluto no Ministério da Ciência e Tecnologia durante o governo Lula e celebrou a inauguração da primeira fábrica de microchips do Brasil, localizada em Porto Alegre (RS). O centro já gastou o dobro do previsto e suas obras estão na mira do Tribunal de Contas da União (TCU) por terem sofrido 13 aditivos. Uma auditoria identificou irregularidades na construção, inclusive superfaturamento de ao menos R$ 15,8 milhões, além de problemas na licitação.

De acordo com a publicação, o ministro Mercadante baixou portaria criando uma comissão técnica para acompanhar a entrega do Ceitec, mas com a ressalva de que o recebimento da fábrica “não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança da obra, nem ético-profissional pela execução do contrato”. O ex-ministro Sérgio Rezende e Roberto de Andrade estão sendo investigados pelo TCU.

Macris destaca que as empreiteiras são acusadas de inflar os preços de materiais e da mão de obra, incluir despesas de projeto executivo já contempladas no custo direto, além de adotar salários acima da média de mercado e apresentar falhas no projeto básico. O ministério também teria propositadamente estendido as obras por mais de cinco anos, quando 12 meses seriam suficientes. “Considerando a gravidade da situação, é de grande importância para esta comissão ouvir o ministro e as demais autoridades envolvidas e conhecer todos os detalhes e providências legais que serão tomadas”, justificou o tucano nos requerimentos.

Caso os pedidos sejam aprovados, também deve ser convidado a prestar esclarecimentos o atual chefe de gabinete do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Renato Xavier Thiebaut. O nome de Renato também é alvo de investigação do TCU.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 junho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Na mira do TCU”

  1. A Fábrica de Chips é indispensável ao Brasil!

    Se ela não funcionar todo o futuro do mercado de eletrônica brasileiro estará acabado, será o fim!

    A eletrônica como existe não existira mais e ela vai dar um pulo enorme, aonde só os países que tiverem fábricas deste tipo (e formarem mão de obra para o ramo) estarão no futuro desenvolvendo tecnologia.

    Tem que ser duro ao cobrar que isso funcione.

    PS: No Rio Grande do Sul, muitos não sabem, mas a Governadora Yeda Crusius (do PSDB) trouxe uma empresa para Unisinos, faculdade que fica no estado, de microeletrônica e semicondutores. Do mesmo tipo que o Governo tenta implantar mas não consegue – essa um investimento privado, negociado por ela a instalação e incubação.

    Estará pronta antes, se alguém duvidar.

    A Eletrônica depende deste avanço no Brasil, todos dependem (Cidadão, Defesa, Indústria e Comércio).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *