Mordaça petista


Silêncio no PT sobre caso dos aloprados é tentativa de ocultar os fatos, afirmam tucanos

O PT determinou silêncio geral em relação à gravação em que Expedito Veloso acusa o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, de autorizar a confecção de um dossiê contra José Serra na campanha para o governo de São Paulo em 2006. De acordo com a assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, onde Veloso é secretário-adjunto, o presidente do partido, Rui Falcão, deu a ordem para que ele fique calado. Na avaliação dos deputados Delegado Waldir (GO) e Rui Palmeira (AL), a imposição da cúpula petista soa como confissão de culpa.

“O PT não é o mesmo de outros tempos. Ele quer manter tudo em sigilo. Mas a sociedade, assim como o PSDB, quer saber o tamanho e a participação dessa máfia em ações ilegais que prejudicaram nosso candidato naquela época e o próprio cidadão brasileiro”, afirmou Waldir.

Play
baixe aqui

Segundo o tucano, a primeira atitude do partido da presidente Dilma Rousseff deveria ser cobrar explicações do ministro e de Expedito, e não ocultar os fatos. “Queremos a verdade em todas as áreas. Quem não deve, não teme e não treme. Esses agentes públicos ligados ao PT tremem para não vir até o Congresso”, criticou o deputado. Ele acredita que, além de fazer silêncio, petistas devem se mobilizar para impedir que Mercadante se explique em comissões da Câmara e do Senado.

Para Rui Palmeira, as acusações podem ser mais sérias do que parecem, já que saíram de dentro do PT. “As denúncias não partem da oposição e nem da imprensa, mas de um companheiro petista, o que as tornam ainda mais graves. É inconcebível que um ministro de Estado tenha cometido esse tipo de coisa. Todos precisam se explicar”, cobrou.

Palmeira defende que novas investigações sejam abertas para que a sociedade tome conhecimento do que ocorreu durante as eleições de 2006. As explicações, segundo ele, precisam vir à tona o quanto antes, pois o caso envolve membros do alto escalão do governo federal.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *