Novos elementos


Líder do PSDB quer reabertura das investigações sobre aloprados

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), defendeu a reabertura das investigações sobre o envolvimento de petistas – apelidados de aloprados – e a origem dos R$ 1,75 milhão encontrados em um hotel em São Paulo, em setembro de 2006, que seriam utilizados para a compra de um dossiê contra o então candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra. Segundo reportagem da revista “Veja”, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, foi um dos mentores do plano.

“As investigações sobre o caso dos aloprados acabaram sendo arquivadas por falta de provas. As informações trazidas agora são suficientes para que a apuração prossiga. Vamos apresentar um conjunto de ações para a retomada das investigações. Se havia falta de provas, creio que agora não há mais”, disse.

Punir envolvidos no escândalo dos aloprados implodiria conivência com malfeitos que marcou era Lula

De acordo com o líder, já nesta segunda-feira serão apresentados requerimentos de convocação do ministro Mercadante nas comissões técnicas da Câmara, e de convite ao atual secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Expedito Veloso, fonte da reportagem da revista e testemunha-chave do caso. Nogueira também afirmou que o partido ingressará com representação no Ministério Público Federal e com um ofício na Polícia Federal solicitando a reabertura do caso.

Segundo  a “Veja”, o dinheiro apreendido com os petistas seria usado para a compra de documentos falsos que ligariam Serra a um esquema de fraudes no Ministério da Saúde. A revista lembra que nas investigações sobre o caso, a PF colheu 51 depoimentos, realizou 28 diligências, ordenou cinco prisões temporárias, quebrou os sigilos bancário e telefônico dos envolvidos, mas não chegou a lugar algum. Agora, passados cinco anos, o mistério parece ter sido finalmente desvendado.

“O petista [Veloso] decidiu quebrar o pacto de silêncio firmado entre os planejadores e os executores do malfadado plano, um atentado grotesco e ousado à normalidade democrática, e ilumina, entre outros detalhes inéditos, as duas zonas de sombra mais escuras que pairavam sobre o caso: a origem do dinheiro e o mandante da operação”, diz trecho da reportagem que começou a circular no sábado.

(Da redação com informações da assessoria de imprensa da Liderança do PSDB/ Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
19 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *