Agenda


ITV e PSDB promovem em Belo Horizonte debate sobre Plano Nacional de Educação

O Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG) promove, nesta segunda-feira (20), em Belo Horizonte, palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. O debate contará com a participação de especialistas da área de educação e será coordenado pelo deputado Eduardo Barbosa (MG), presidente do ITV-MG e integrante titular da Comissão Especial do Projeto de Lei 8035, que institui o PNE. O debate será realizado às 19h no Auditório Pimenta da Veiga, na sede do PSDB-MG (Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar) em Belo Horizonte.

Três convidados farão um diagnóstico do Plano Nacional de Educação: Mariza Abreu, ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul; Raquel Elizabete de Souza Santos, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas, e o consultor Claudio de Moura Castro.

Em tramitação na Câmara dos Deputados desde dezembro, o PNE traz 10 diretrizes e 20 metas para a educação básica, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante e superior, além da valorização do magistério e do financiamento da educação nos próximos dez anos. A proposta institui também estratégias específicas para inclusão de minorias e universalização da educação. Além disso, amplia progressivamente o investimento público em educação até atingir o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

Conheça os palestrantes convidados

Mariza Abreu – Licenciada em História e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, pós-graduada em História pela Unicamp. Consultora legislativa na área da educação na Câmara dos Deputados desde 1991; secretária municipal de Caxias do Sul 2005/06, secretária de Estado da Educação do RS e vice-presidente da Região Sul do Consed 2007/09. Lançou, no início deste ano, o livro “Boa Escola Para Todos: gestão da educação e debate sobre a valorização dos professores”.

Raquel Elizabete de Souza Santos – Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE-MG. Graduada em Pedagogia; Habilitação em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar; Mestre em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação UNED, Madri (Espanha); Docência do Programa de Licenciatura Emergenciais da Secretaria de Educação em parceria com a PUC-MG. É autora de diversos artigos educacionais.

Claudio de Moura Castro – Formado em Economia (UFMG), mestre pela Universidade de Yale e doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt. Foi professor de mestrado da PUC/Rio, FGV, Universidade de Chicago, UnB, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha, na França; coordenador técnico do Programa Eciel; diretor-geral da Capes e secretário-executivo do CNRH/Ipea. Foi chefe da divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra). Economista sênior de Recursos Humanos do Banco Mundial e chefe da Divisão de Programas Sociais do BID. É consultor de diversas empresas da área educacional e é autor de mais de 35 livros e centenas de artigos científicos.

Serviço:
Debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020
Local: Auditório Pimenta da Veiga – PSDB-MG (Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar – BH)
Data: 20/06/11
Horário: 19h

(Do PSDB-MG/ Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
17 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *