Decisão equivocada


Deputados apoiam Itália por recorrer à Corte de Haia contra decisão de abrigar ex-terrorista no Brasil

A desastrosa política externa brasileira levará o governo da Itália a recorrer à Corte Internacional de Haia contra a decisão do ex-presidente Lula, ratificada pelo Supremo Tribunal Federal, de conceder refúgio ao ex-terrorista Cesare Battisti. Ele foi condenado à prisão perpétua no país europeu por quatro assassinatos cometidos na década de 70, quando militava no grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Carlos Alberto Leréia (GO), e o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), a decisão das autoridades italianas de procurar caminhos para a extradição do ex-ativista é acertada. Eles concordam que a atitude de Lula comprometeu os acordos diplomáticos entre os dois países.

Play
baixe aqui

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, definiu como um “erro” a decisão do ex-presidente. Segundo ele, “até dia 25 será apresentada a demanda ao Comitê de Conciliação”, que representa uma “pré-condição ao recurso no Tribunal Internacional de Haia”.

Ao contrário da justificativa petista, Battisti não sofre nenhuma perseguição política. Leréia recorda: diversos governos da Itália – centro, direita e esquerda – defenderam a prisão do ex-terrorista. Se realmente tivesse ocorrido alguma irregularidade, algum governante já teria denunciado, contesta o tucano. “Alguém já não teria dito, olha isso aqui é uma armação, uma perseguição política?”, questionou. “Pelo contrário, todos reafirmaram.”

Na opinião de Mendes Thame, a decisão foi mais uma herança maldita deixada por Lula. O deputado acredita que foi aberta uma estrada para foragidos do mundo inteiro. “Pessoa perseguida pela Justiça vai enxergar o Brasil como um ótimo lugar para se refugiar, sabendo que aqui não será alcançada pelas garras da lei.”

Lula, segundo o tucano, paga com ingratidão o apoio recebido do governo italiano, que concedeu cidadania à mulher Marisa Letícia e aos filhos do ex-presidente. Diante da decisão, o petista cancelou viagem que faria a Roma (24) para seminário sobre agricultura e eleição do novo diretor-geral da FAO, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), com receio de protestos. Para Mendes Thame, a atitude mostra que a ficha do ex-presidente começa a cair.

Sucessivos erros

→ Em protesto, a cidade italiana de San Polo di Piave, na região de Vêneto, suspendeu o projeto de geminação com os municípios catarinenses de Arroio Trinta.

Em outro protesto, segundo a “Folha de S.Paulo”, o vice-ministro de Infraestrutura Roberto Castelli afirmou que não vai assinar acordo no setor de transporte aéreo com o Brasil. “O Brasil não terá nunca a minha assinatura.”

→ Na semana passada, por 6 votos a 3, o STF determinou a expedição de alvará de soltura, e Battisti deixou o presídio da Papuda em Brasília, onde estava detido desde 2007.

→ Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 70.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *