Espécies ameaçadas


Tripoli solicita detalhes a respeito de exploração da pesca no país


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou nesta quarta-feira (15) dois requerimentos de informação de autoria do deputado Ricardo Tripoli (SP). Nos documentos endereçados aos ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura, o tucano solicita informações detalhadas a respeito da exploração da pesca e captura de peixes no Brasil.

Nos textos, aprovados por unanimidade pelo colegiado, o parlamentar paulista argumenta que é necessário combater a sobrepesca e evitar que mais espécies de peixes passem a figurar na Lista de Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Tripoli fez referência à reportagem publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” no último dia 6. Segundo o jornal, o Brasil está investindo de maneira agressiva na pesca oceânica e na aquicultura. “A pesca industrial está entrando em uma nova fase com a introdução de tecnologia de águas profundas. Dessa forma, peixes como o atum, por exemplo, estão sendo capturados a até 400 metros abaixo da superfície”, resumiu.

Nos dois requerimentos, o deputado questiona se existem estudos específicos sobre as espécies de atum que estão sendo capturadas, se o aumento da captura poderá comprometer os estoques dessa espécie e se foram elaborados estudos com relação a essa questão. O parlamentar também citou que o Brasil é detentor de 13% da água doce do planeta e de 8.500 quilômetros de costa e, portanto, tem papel fundamental na pesca mundial. Clique aqui para ler os requerimentos apresentados por Tripoli.

(Da assessoria de imprensa do deputado/Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
15 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *